quinta-feira, 15 de junho de 2017

Yasmin Levy regressa a Portugal para concerto no castelo de Bragança

A cantora israelita Yasmin Levy regressa a Portugal para um concerto único, no sábado, no castelo de Bragança, inserido no evento internacional Terras(s) de Sefarad, que se prolonga por quatro dias dedicados à cultura judaica portuguesa.
De quinta-feira a domingo, a programação do evento tem em destaque uma conferência internacional, exposições e mostra de cinema judaico, mercadinho Kosher (produtos judaicos) e o concerto de Yasmin Levy.

O concerto no castelo de Bragança, na noite de sábado, será a quarta presença em Portugal da israelita considerada pelo The Guardian como "uma das melhores cantoras do Médio Oriente".

Depois de em anteriores passagens por Portugal ter atuado em Sines, no Algarve, Lisboa e Porto, Yasmin Levy canta em Bragança, no âmbito do que está a ser apresentado como o maior evento sobre culturas judaico-sefardita e a importância desta região de todo o norte peninsular nesta temática.

Nascida em Jerusalém, em 1975, filha de um profundo conhecedor de 500 anos de repertório da tradição ladina, Yasmin Levy usa a música dos judeus sefarditas da Península Ibérica como base das suas canções desde o seu primeiro álbum, 'Romance & Yasmin', editado em 2004, segundo a descrição feita pela representante da cantora, a editora Sister Ray.

No seu segundo álbum, 'La Judería', de 2005, Yasmin continuou a transformar as canções ladinas, mas começou a fazer experiências com o flamenco, com o reconhecimento da crítica internacional, através de duas nomeações para os prémios de 'world music' da BBC Radio 3.

O tango argentino é outro influência presente em trabalhos seguintes da cantora que, nos últimos anos colaborou com artistas como Halil Sezai, Enrico Macias, Yiannis Kotsiras, Eleni Vitaly, Atlas Natacha, Omar Faruk Tekbilek, Montse Kortes, Kubat, Ibrahim Tetlises e Maria Toledo e com o produtor Ben Mandelson.

A carreira de Yasmin Levy tem incidido nos últimos anos na Turquia, Grécia e Polônia, bem como na sua terra natal, Israel, e com digressões pela Europa, América, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong ou Coreia.

Atualmente integra o elenco da peça 'Salomé', da dramaturga e encenadora Yaël Farber, em cena em Londres, no National Theatre, até 15 de julho.

Seguir-se-á, para Yasmin Levy, uma nova tournée pelos Estados Unidos, pelo que o concerto de Bragança será uma das últimas oportunidades de ver a cantora a solo na Europa, em 2017, segundo a editora.

Agência Lusa

Sem comentários: