segunda-feira, 3 de julho de 2017

Candidatura dos Caretos de Podence à UNESCO adiada para 2018

A candidatura dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial da Humanidade vai ficar em modo de “espera” até 2018.
O formulário tinha sido submetido, como noticiado, em março, e o resultado haveria de ser conhecido para o ano. Mas a Comissão Nacional da UNESCO pediu que se aprofundassem alguns aspetos, até fruto do pouco tempo que houve para preparar todo o processo. Uma informação confirmada por Duarte Moreno, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, que é a entidade promotora desta candidatura.

Temos que continuar a trabalhar na candidatura. A Comissão Nacional da UNESCO escreveu-nos, até como trabalhámos em cima dos prazos e com pouco tempo, a dizer que teríamos que melhorar alguns aspetos para voltamos a submeter a candidatura.

Como só há submissões de candidatura uma vez por ano, temos que aguardar até ao próximo mês de março, melhorando. E estamos a trabalhar para isso, para que depois a Comissão Nacional possa levar a candidatura à sede, em Paris.
Duarte Moreno garante que nada muda. E nem mesmo com 2 milhões de euros aprovados para o ZASNET – Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (na qual o concelho de Macedo de inclui), que terá uma fatia destinada a levar as Máscaras e as Festas de Inverno ibéricas à chancela UNESCO, faz pensar numa candidatura conjunta.

As Festas de Inverno são uma questão na qual a Meseta Ibérica está a trabalhar, e bem. As Festas do Entrudo Chocalheiros e dos Caretos de Podence são outra questão, que depois se insere nas restantes.

Estamos a falar de duas realidades, esta que está mais adianta porque nós já fizemos o trabalho de base. Somos Património Imaterial Nacional, e estamos a verificar alguns pequenos pormenores para avançarmos. Não estamos à espera de ninguém, nem a Meseta Ibérica está à nossa espera, obviamente. Estão a desenvolver o seu trabalho, e nós o nosso.
Fica agora a aguardar-se por 2018 para uma submissão em definitivo da candidatura dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Os Caretos de Podence figuram, desde fevereiro deste ano, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, esse que é o primeiro passo para seguir para a UNESCO. Receberam depois o apoio de entidades como a Assembleia da República, do Eixo Atlântico, e da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário