sexta-feira, 21 de julho de 2017

Festival aéreo concretiza sonho de saltar de paraquedas aos 80 anos

O festival aéreo de Bragança "Careto Air Show" regressa a 04 de agosto com uma centena de aeronaves a proporcionarem novas experiências à comunidade local, como a realização, aos 80 anos, do "sonho" de saltar de paraquedas.
Depois de no ano anterior ter oferecido o batismo de voo a uma centenária, este ano a organização vai levar a voar, pela primeira vez, crianças desfavorecidas e concretizar o sonho de Sá Ferreirinha, um utente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. Aos 80 anos, vai fazer um salto acompanhado por um instrutor, cumprindo "um sonho de há muitos anos" e para "demonstrar que não são os anos, nem a idade, que impedem uma pessoa qualquer de praticar aquilo que já fez, ou eventos que nunca tenha feito".

Sá Ferreirinha partilhou hoje, na apresentação do festival, que quer "saltar também para fazer ver ao filho, que é paraquedista, que o pai, com 80 anos, vai fazer aquilo que ele já fez durante muitos anos".

O salto está marcado para o segundo dia do festival, que dura três dias, e irá proporcionar também batismos de voo às 25 crianças da Casa do Trabalho de Bragança e a outras que não tenham oportunidade ou condições para andar de avião, como adiantou o diretor do evento, Nuno Fernandes.

O festival é uma iniciativa do Aeroclube de Bragança em parceria com a câmara municipal local. O "Careto Air Show" tem o nome dos tradicionais mascarados das Festas de Inverno de Bragança e a assistência que se deslocar ao aeródromo municipal terá a oportunidade de ver paraquedistas saltarem vestidos com os coloridos trajes dos Caretos.

O festival junta amantes da aviação de Portugal e de Espanha e será ponto de chegada e partida de dois 'raid's aéreos, com portugueses e espanhóis. No último dia, domingo, acaba no aeródromo municipal de Bragança "a maior volta de aviões de Espanha", como disse o diretor. No dia seguinte, começa no mesmo local o Raid Aéreo do Noroeste Ibérico, que há 14 anos junta portugueses e espanhóis e que, nesta edição, conta com 30 aeronaves que vão passar por Bragança, Viseu e Castelo Branco, em Portugal, e Málaga, Toledo e Leon, em Espanha.

O Festival "Careto Air Show" tem este ano a novidade dos saltos de paraquedas, a pensar, segundo a organização, nos paraquedistas de Bragança, que não têm oportunidade de saltar por falta de avião.

O programa dos três dias começa com subidas de balão de ar quente estáticas, no Castelo de Bragança, e passa depois para o aeródromo municipal de Bragança com animação variada, incluindo um espaço para crianças com jogos de aeronáutica e insufláveis, serviço de bar e comida.

Durante o festival há espetáculo de acrobacia, exposição estática sobre aviação, simuladores de voo, performance de planadores e voos de divulgação. Aqueles que queiram sentir a sensação de ser piloto poderão experimentar o simulador de voo de um avião de dimensões superiores aos que podem ser vistos neste festival, concretamente um Airbus A320. O simulador foi desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Bragança, segundo o diretor do festival.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário