sexta-feira, 14 de julho de 2017

Frescos do fim da idade média encontrados em capela em Vale de Porco

Pinturas a fresco da idade média foram descobertas na capela de Nossa Senhora da Encarnação, que se situa no lugar de Freixeda no limite das freguesias de Vale de Porco e Castelo Branco no concelho de Mogadouro.
Valdemar Jorge, responsável da comissão fabriqueira conta que a descoberta foi feita a propósito de obras de reabilitação da abóbada em granito da capela.

“Decidimos fazer obras e pôr o granito à mostra, começamos a tirar a tinta e apareceram-nos as pinturas, e pensamos que podiam ser pinturas antigas”, contou.

Depois de contactar o arqueólogo municipal, a comissão fabriqueira comunicou a situação à Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que enviou técnicos para fazer a peritagem da parede.

Em relatório da Direcção Regional de Cultura, a entidade esclarece que foi possível concluir que a técnica utilizada é a pintura a fresco e que deverá ter sido feita entre os séculos XI e XIII.

Depois de anos ao abandono, a capela e espaço envolvente têm sido recuperados, com a ajuda financeira do município de Mogadouro com o objectivo de promover o espaço e chamar pessoas a conhecer o património ali presente. “Temos estado a investir para poder melhorar toda esta zona envolvente à capela para atrair aqui mais pessoas, não só no dia da festa, mas ao longo de todo o ano. Queremos que as pessoas conheçam e vejam o que aqui temos”, referiu.

Um achado da época medieval que pode agora ser visitado na Capela de Nossa Senhora da Encarnação perto da aldeia de Vale de Porco, concelho de Mogadouro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário