quinta-feira, 13 de julho de 2017

Neste verão, conheça os Museus de Macedo de Cavaleiros

Para umas férias em Macedo de Cavaleiros, propomos-lhe mais que praia. Incentivamo-lo a fazer uma viagem pela história e tradições da terra e das gentes, em 9 espaços museológicos na cidade e em espaço rural. Comece no Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo , na cidade.
A antiga escola primária nº 2 foi transformada num museu inédito no país, tanto por algumas das peças que apresenta, realismo das representações, como pelo extraordinário carácter didático que apresenta. Celebra a Nacionalidade Portuguesa e homenageia o feito heróico de Martim Gonçalves de Macedo na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385, que viria a afirmar Portugal como um Estado independente e soberano. Está aberto de quarta-feira a domingo (excepto feriados), no horário: 10:00H – 12:30H / 14:00H – 17:00H. 

Ainda na cidade, visite o Museu de Arte Sacra, no Posto de com as suas exposições itinerantes, instalado num solar do séc. XVIII que é hoje também o Posto de Turismo; visitando depois o Museu Municipal de Arqueologia – Coronel Albino Pereira Lopo, na antiga escola primária nº 3, onde se contam mais de 5000 anos de história, pela força de diversas peças arqueológicas, reunidas em duas áreas cronológicas. 

Mas, esta nossa viagem ainda não terminou. Em Podence, encontra a Casa do Careto para viver esta tradição Património Cultural Imaterial de Portugal; Em Bornes, encontra o Museu do Mel e da Apicultura; No Convento de Balsamão, em Chacim, encontra o Museu Religioso de Balsamão; Ainda em Chacim, conheça um pouco da história da seda europeia no Real Filatório de Chacim; Em Salselas, veja muitas das vivências das gentes da região e a sua relação com os trabalhos agrícolas no Museu Rural de Salselas; Falando ainda em agricultura, pode ainda conhecer a forma artesanal de fazer azeite e algumas das histórias particulares de Cortiços, no Núcleo Museológico do Azeite “Solar dos Cortiços”.

Museus de Macedo de Cavaleiros

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário