sexta-feira, 28 de julho de 2017

Apresentação do Livro "Mirandela, Outros Falares"

O nosso conterrâneo Jorge Lage, natural de Chelas e autor de vários títulos onde descreve a nossa terra e região, bem como as suas culturas e gentes, fez-me chegar um email, que eu pelo seu conteudo acho pertinente dar a conhecer a todos os Arquivistas que gostam da literatura e da poesia bem como dos seus autores.
No final deste mês foi editado o meu livro «Mirandela Outros Falares». Gostava de o poder apresentar na CTMAD de Lisboa no próximo Outono e que pudesse coincidir com outra actividade da Casa, isto se a Casa vir que tem interesse.
Deixava a data ao critério da Casa.
Na «Nota Introdutória» o Presidente, Eng. António Branco, refere: «Percorremos estas páginas com ansiedade e surpresa por vezes juvenil, qual criança à descoberta de um novo tesouro ou adulto em busca e rebusca das suas mais felizes memórias. Ninguém consegue ficar indiferente. Na memória coletiva dos mirandelenses, na memória das actuais e vindouras gerações, Jorge Lage e as suas obras serão sempre referências incontornáveis de uma forma de ser e amar Mirandela».
No Prefácio o Eng. Jorge Golias refere: «Este livro é uma festa da memória dos hábitos rurais mirandelenses, das práticas agrícolas, das pequenas histórias, e de alguma grande história, das canções antigas, dos sons de um carro de bois ou de uma nória e, sobretudo, do falar local.» 

Nota: Pode ser consultado o blogue «tempo caminhado» no texto:
«Mirandela Outras Memórias» - Jorge Lage
Saudações trasmontanas e Alto Durienses,

Saudações,
Jorge Lage


Envio em anexo cartaz e convite da apresentação do meu novo livro «Mirandela Outras Memórias» no Auditório do Museu da Oliveira e do Azeite (entrada do lado do Parque Império, junto à Praça de Táxis) de Mirandela, dia 3 de Agosto, pelas 18H00.
Um livro que interessa a toda a região trasmontana e alto duriense e beira trasmontana.
Quer saber o que pensa o escritor J. Rentes de Carvalho da língua portuguesa?
Quer descobrir de que raça bovina são os olhos mais belos?
Tem a imagem de um burro com as cangalhas e cântaros de água?
Conhece a «aldeia bordada de xisto»?
Conhece mesmo a história da Senhora da Ribeira ou da Senhora da Serra?
Descubra e observa uma tarara.
Era capaz de recriar a «Encomendação das almas»?
Conhece a história da alheira ou fica-se mais pela fantasia?
Prefere beber «aur» ou água?
Descubra a «Berroa» na vila da Torre!
Os «Minhotaços» pertencem a que província ou região?
Como é que um filósofo me classifica uma giesta enquanto os biólogos e botânicos deixavam no ar alguma dúvida?

O livro, «Mirandela Outras Memórias», vai estar disponível, entre outras, na Livraria Minho (lminho@livrariaminho.pt, ) - em Braga e na Livraria - Traga-Mundos (traga.mundos1@gmail.com, ) em Vila Real. Também vais estar disponível: Livraria Académica - Porto, Livraria Varadero - Porto, Livraria Cristina - Mirandela, Livraria Aguiarense - Vila Pouca de Aguiar e Antígona (da Dr.ª Isabel Viçoso) - Chaves.



Eduardo Guardião Mor

Sem comentários:

Enviar um comentário