segunda-feira, 21 de agosto de 2017

China com interesse em Macedo de Cavaleiros

Um grupo de investidores chineses mostraram interesse em investir em Macedo de Cavaleiros.
Os empresários passaram pelos Passos do Concelho a semana passada e deixaram o desejo de investir também no interior, onde procuram uma maior qualidade de vida. Rui Costa, Vereador do Desenvolvimento Económico do município foi o anfitrião do grupo e deixou saber que, uma das áreas que despertou maior interesse para os investidores foi o desporto.

“Na área desportiva eles pretendem fazer investimento num clube dito de pequena dimensão, fazendo-o crescer. Para isso pretendem criar escolas de futebol nesse clube. Uma das condições impostas pelo município desde início foi preservar a identidade do clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, eles iriam apenas ajudariam de alguma forma dotando de meios, neste caso financeiros, para que possa ter equipamentos e meios humanos para se desenvolver.”
Outras das áreas que agradou aos empresários asiáticos foi educação, onde mostraram vontade de alargar o ciclo de estudos no concelho, revela ainda o vereador.

“No ensino estamos a falar de sustentabilidade de receber crianças chinesas. Daí ao agrupamento de escolas, local que os investidores também foram visitar, estar capaz de receber um grande número de alunos. Além da área desportiva, têm que ter apoio pedagógico em termos formativos e estão também interessados em que estes ciclos de estudo não se feche no ensino secundário e a possibilidade de criação de cursos de ensino superiores para que esses cidadãos possam completar aqui o ciclos de estudos.”
E se o acordo for firmado, a requalificação da antiga residência de estudante da cidade poderá ser uma realidade.

“Esse edifício foi doado ao Ministério da Educação para residência de estudantes e não pode ser desafetado para outro fim que não seja esse. Portanto, seria do interesse do Município, caso haja um grande número de potenciais estudantes a virem para Macedo, podermos reativar, com o apoio do Ministério da Educação, essa residência para receber essas pessoas.”
Apresentadas as instalações e as condições de parceria, o município aguarda agora uma resposta por parte do grupo de investidores chineses .

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário