quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Concelho de Macedo recebe Gala televisiva das 7 Maravilhas

Podence é pré-finalista na categoria de Aldeias Autênticas e vai acolher a gala que escolhe as 2 finalistas.
Podence é uma das pré-finalistas na categoria de Aldeias Autênticas das 7 Maravilhas de Portugal e vai acolher, no próximo domingo (dia 6 de agosto), a gala televisiva que apura os finalistas. À tarde na RTP1, entre as 18h e as 20h no Azibo, e à noite, em Podence, na RTP1 e RTP Internacional, entre as 21h e as 23h.

Nesta gala serão eleitas as duas finalistas da categoria, que se manterão em concurso até 3 de Setembro, momento em que serão anunciadas as 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. A eleição faz-se através de votação por chamada telefónica por número de tarifa plana (760) que será revelado no próprio dia 6 de agosto.

A obtenção do galardão 7 Maravilhas representa um extraordinário veículo de promoção para Macedo de Cavaleiros. Com uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a Praia da Ribeira no Azibo, eleita em 2012, o concelho beneficiou de uma projeção assinalável, contribuindo em muito para a valorização turística do território e o aumento do número de visitantes. Só nestes últimos 4 anos foram mais de 1 milhão de pessoas, com evidentes reflexos na economia local.
A nomeação de Podence no concurso decorre após candidatura efetuada pela Desteque - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente. Esta associação, em consonância com os 5 municípios que a integram, indicou várias aldeias dos diferentes concelhos, que posteriormente foram avaliadas por um Concelho Científico de 49 especialistas, selecionando as 49 aldeias pré- finalistas, nas 7 categorias existentes.

A aldeia de Podence é reconhecida internacionalmente pela autenticidade da sua tradição dos Caretos, hoje Património Cultural de Portugal, simbolizando culturalmente o Nordeste Transmontano. Nesta categoria concorre com: Aldeia de Xisto de Cerdeira, na Lousã; Alte, Loulé; Biscoitos, Açores; Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo; Fontão de Loriga, Seia; e Montesinho, Bragança. A possível eleição de Podence como uma das 7 Maravilhas representará uma maior projeção do território também reconhecido pela UNESCO, beneficiando o turismo e, consequentemente de todas as áreas económicas do concelho.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário