terça-feira, 1 de agosto de 2017

Filandorra "entra" no mês de agosto com teatro popular nas aldeias e vilas transmontanas

A Filandorra – Teatro do Nordeste entra no mês de Agosto com uma vasta agenda de espectáculos programados por toda a região, com destaque para o “regresso” da Companhia às aldeias de Vila Flor a partir do projeto “Teatro no Mundo Rural”.
Logo no primeiro dia do mês a Filandorra “parte” para território barrosão, mais propriamente para Montalegre, onde vai presentear o público com a divertida comédia popular baseada no original vicentino, A Farsa de Inês Pereira…numa casa Portuguesa.

A opção artística de representar este espectáculo não é alheia ao facto de esta época do ano ser marcada pelo regresso de milhares de emigrantes às vilas e aldeias da região, dado que a versão da Filandorra respeita fielmente o texto original, mas actualiza a galeria de personagens vicentinas no espaço e no tempo modernos ao som de ícones musicais da actualidade, transformando a ida ao teatro num encontro entre gerações e no (re)encontro com a cultura portuguesa.

O espectáculo, com entrada gratuita, terá lugar pelas 21h30 no Castelo de Montalegre, e decorre do Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Montalegre e a Filandorra nos domínios da formação e animação teatral. 

A Farsa de Inês Pereira é também o espectáculo que “viaja” até às aldeias de Vila Flor no próximo fim-de-semana, no âmbito da iniciativa “Teatro no Mundo Rural”, que decorre do Protocolo de Cooperação que esta Companhia Profissional de Teatro mantém com a autarquia de Vila Flor, e que tem como objectivo dinamizar os centros e associações culturais, praças e largos das aldeias do interior transmontano, permitindo o acesso do público do interior ao teatro, que de outra forma não seria possível longe que estão das grandes salas de teatro.

Depois de Roios, Benlhevai e Seixo de Manhoses, a iniciativa estende-se agora às freguesias de Mourão, Assares e Vale Frechoso nos dias 04, 05 e 06 de Agosto, respectivamente. 

A história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que anda encantada por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura… é representada ao ar livre, pelas 21h00, transformando as noites quentes de verão num harmonioso convívio entre público, teatro e cultura portuguesa.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário