quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Freixo de Espada à Cinta inova no mercado nacional dos vinhos e lança no mercado o "Ice Wine"

Um produtor de Freixo de Espada à Cinta está a lançar o mercado vinho gelado ou “Ice Wine”.
É um produto inovador feito a partir de uvas congeladas, seguindo um método de produção dos Estados Unidos da América e Canadá.
Gilberto Pintado está já a vender este vinho que passa por um complexo processo de fabrico.“Este é o chamado vinho dos deuses, obedece a um elevado grau de mestria e uma engenharia alta em termos de enologia. Este é um vinho feito no Canadá e EUA porque as uvas têm uma colheita tardia e quando eles colhem as uvas lá em Outubro estão praticamente congeladas, aqui não, temos de congelar as uvas e colocar numa cuba isobarométrica com temperaturas controladas em que maceração e a fermentação demoram cerca de 60 dias a ser feita, ou seja, o próprio peso das uvas vai macerando e fermentando em que os aromas ficam todos concentrados nesse néctar chamado o vinho dos deuses”, explica.
A produção teve sucesso o ano passado depois de algumas tentativas.
É preciso que estejam reunidas algumas condições específicas para que a produção seja possível e por isso este vinho não é para todos as carteiras.
“O próprio peso em que é libertado e fermentado por isso é que também se extrai em menos quantidade, o custo da garrafa é de 250 euros, também devido a essa particularidade. Ou seja, com 500kg de uvas apenas de consegue fazer entre 50 e 70 litros de vinho, daí o preço elevado do Ice wine. Este vinho, não dá para fazer todos os anos, ou seja, tem que ser um ano seco em que não chova muito, por causa de ter a colheita tardia. Agora ainda temos de afinar aqui alguns aromas mas estamos tentados a fazer o próximo Ice Wine Rosé, logo que as condições permitam, ou este ano ou no próximo”, refere.
Um vinho especial e pouco comum que está agora a ser fabricado por um vitivinicultor de Freixo de Espada à Cinta que já apostou noutros produtos inovadores como uma cerveja biológica, que já foi premiada em alguns concursos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário