sábado, 23 de setembro de 2017

APA e SEPNA investigam causas da mudança de cor no rio Tua

O rio Tua na cidade de Mirandela está por estes dias verde... A situação está a ser acompanhada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo SEPNA -  Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR que já fizeram recolhas de amostras de água para detectar a origem da alteração da coloração do curso de água.
O director Regional da APA, Pimenta Machado, explicou à Brigantia que esta situação pode estar relacionada com o baixo caudal e as altas temperaturas, que favorecem o aparecimento de algas.

“Verificamos numa primeira avaliação que há ali um crescimento de algas, que tem duas causas evidentes, por um lado os reduzidos efluentes, o rio tem um baixo caudal, combinado com o aumento de temperaturas que favorece o crescimento de algas”, destacou.

Para já não há indícios de descargas poluentes no rio, mas a hipótese está a ser investigada, garante o responsável da Agência Portuguesa de Ambiente.

“Não temos indicação (de nenhuma descarga), estamos a percorrer todo o rio e a analisar em particular as fontes poluidoras, fontes potenciais que possam fazer alguma descarga não controlada, vamos aguardar que o laboratório tenha resultados para a partir daí perceber qual a dimensão do problema as origens para tomarmos medidas”, destacou.

Entretanto o Bloco de Esquerda já alertou também, através de comunicado, para esta situação que suspeita ter origem numa descarga poluente. O partido anunciou que vai “questionar o Ministério do Ambiente através do seu grupo parlamentar e fará todas as diligências para apurar responsabilidades”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário