terça-feira, 10 de outubro de 2017

"Bragança Jazz" traz género musical ao teatro municipal e à rua em Outubro

Já está a decorrer o Bragança Jazz, promovido pelo Teatro Municipal de Bragança. Helena Genésio, a directora do teatro, salienta que este festival é uma espécie de “filho rebelde” do Douro Jazz, que também está a decorrer nesta altura e que é organizado pelo Teatro de Vila Real.
Helena Genésio explica que o Bragança Jazz surgiu da necessidade de criar uma identidade própria e distintiva, dando destaque aos artistas portugueses.

“Há muitos festivais de Jazz pelo país fora e se fosse para fazer só mais um, igual a tantos outros, não valia a pena. Este é um festival com duas vertentes fundamentais. Primeiro, Jazz em português. Segundo, grupos novos e músicos e artistas emergentes. Anualmente saem das escolas de jazz excelentes músicos, que precisam de palcos”, disse entusiasmada a organizadora desta iniciativa.

O Teatro Municipal de Bragança dá o palco aos novos artistas e escancara as portas para todos os que queiram, até ao dia 20 de Outubro, assistir aos espectáculos.

Nos dias de espectáculos há ainda demonstrações na rua para despertar o gosto das pessoas para este tipo de música.

“Nós queremos que este festival surpreenda, que se imponha, que se mostre, que saia para a rua, queremos o Jazz fora de portas”, conta.

Helena Genésio diz que a afluência às bilheteiras tem sido boa, sobretudo por parte dos mais jovens, e já com essa perspectiva foi criado o bilhete único que dá acesso a 10 espectáculos.

“Temos gente de todo o distrito, de fora do distrito, espanhóis, e este ano temos tido também reservas do Porto e de Lisboa, para alguns espectáculos”, explicou.

Um cartaz recheado com muitos artistas para ver e ouvir neste Bragança Jazz. Helena Genésio destaca como imperdíveis os concertos de Beatriz Pessoa, dos Manos Santos, de Mário Santos e de Joana Machado. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário