sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Demissões na Santa Casa de Mirandela podem levar a eleições antecipadas

Crise directiva na Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. Ao que apuramos, três membros da mesa administrativa entregaram cartas de demissão ao presidente da Assembleia-Geral, em desacordo com algumas decisões que têm vindo a ser tomadas pela direcção, estando apenas a aguardar o deferimento dos pedidos.
Caso se confirmem as demissões, a direcção fica a contar apenas com quatro elementos, necessitando de incluir os três suplentes que restam da lista que venceu as eleições, em Dezembro de 2014.

No entanto, não está colocado de parte o cenário de eleições antecipadas.

São crescentes os sinais de alguma contestação interna na Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. Depois de, há três semanas, cerca de duas dezenas de trabalhadores daquela instituição terem reivindicado o pagamento de diuturnidades e outros direitos laborais, denunciaram ainda estar a ser alvo de perseguição e ameaças por parte dos membros da mesa administrativa, entretanto negada pelo Provedor.

Agora, três, dos sete membros da Mesa Administrativa, entregaram cartas de demissão, ao presidente da Assembleia-Geral.

Maria Gentil Vaz, Luís Maia e Eugénio Teixeira não querem prestar declarações, por enquanto, sobre as razões desta decisão, alegando que o assunto não será tornado público, enquanto o presidente da Assembleia-Geral (José Baltasar Aguiar) não tiver conhecimento do teor das cartas, dado que se encontra ausente no estrangeiro.

Confrontado com esta situação, o Provedor da SCMM, Adérito Gomes, remeteu uma reação para as próximas horas. Esta situação vai obrigar a que os três membros suplentes venham a assumir funções, caso contrário pode colocar-se o cenário de eleições antecipadas, mas tudo fica em stand-by até à chegada do presidente da Assembleia-Geral para saber qual será a decisão de José Baltasar Aguiar.

Recorde-se que o mandato só termina em Dezembro de 2018.

A instituição que já conta com 499 anos de história, é uma das mais importantes do concelho, pois serve mais de 1200 utentes, nas suas diversas valências para crianças e idosos, e emprega mais de 300 pessoas.

Crise na direcção da Santa Casa da Misericórdia com três demissões, em simultâneo, que podem ter como consequência a queda da direcção e a realização de eleições antecipadas. 

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário