terça-feira, 17 de outubro de 2017

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se hoje

Hoje assinala-se o dia internacional para a erradicação da pobreza. Em Portugal são 2 milhões os habitantes que vivem em situação de pobreza e na região os indicadores não são muito optimistas nesta matéria.
Segundo Ivone Florêncio, coordenadora do Núcleo Distrital de Bragança da EAPN, a Rede Europeia Anti-pobreza, os números de pessoas em situação vulnerável no distrito são preocupantes.

O desemprego, os salários baixos e as pensões sociais são condições que contribuem para aumentar o risco de pobreza no distrito de Bragança.

“É uma realidade que vivemos também no nosso distrito, desde logo com o número de pessoas que recebem o rendimento mínimo de inserção, o complemento social para idosos, a taxa de desemprego, tudo isto são indicadores que, no nosso distrito à escala da nossa dimensão populacional, não deixam de ser bastante preocupantes. Segundos os dados de 2014 e 2015, que são os dados oficiais que temos, em 2014, por exemplo, no Centro de Emprego de Bragança 6784 pessoas e apenas 27% destes recebiam subsídio de desemprego, os restantes nem sequer tinham uma fonte de rendimento. Existiam há dois anos 2508 pessoas que recebiam o rendimento mínimo de inserção numa prestação mensal de 96,50 €, ou seja, uma miséria, quando esta é a única fonte de rendimento. Mas há ainda a questão das pensões na nossa região serem por norma, muito baixas, como é o caso das pensões agrícolas”, denuncia a responsável.

Para assinalar o dia internacional para a erradicação da pobreza e chamar a atenção para esta problemática está patente no centro comercial de Bragança uma exposição até ao final de Outubro.

“São obras de expressão plástica realizadas pelos utentes das diferentes IPSS’s do distrito com alusão à pobreza e à exclusão social”, referiu.

O dia internacional para a erradicação da pobreza assinala-se hoje para sensibilizar para as questões da pobreza e da exclusão social, alertar para a situação em que vivem muitos dos que partilham o mesmo território e que são muitas vezes invisíveis na sociedade. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário