terça-feira, 17 de outubro de 2017

Domus Municipalis, Ermida de S. Sebastião, Torre do Relógio e Igreja de S. Francisco

 – A 24 de Dezembro de 1588 escrevia o duque de Bragança à câmara da mesma, dizendo-lhe:

«Sou informado que nessa cidade ha algûas cousas poucas muito daneficadas que he necessidade de se repairarem para que se não acabem de perder e que não se entendendo com brevidade no repairo dellas, senão poderão depois reformar sem grande despesa das rendas della. As quais são as casas da audiencia, torre do relogio, sino de correr, e ermida de São Sebastião, e as pontes do rio de fervença, e fontes, e a igreja de São francisco que se concerta á custa das rendas dessa cidade.
E que á defeza do sardoal, sendo a milhor cousa que a cidade tem e mais proveitosa pera os moradores della se corta e destrue sem se lhe acudir. E avendo hua provisam del Rey meu Senhor para se devassar sobre aquelles que nella cortão se não dá á execução e dado que por bem do dito Regimento sois obrigados a olhar pollas tais cousas, e prover no repairo, e guarda dellas, todavia vos quiz advertir disto para que tenhais particular cuidado, e tempo, para acudirdes a ellas. E ao meu ouvidor escrevo que quando for em correição a essa cidade saiba particularmente de como vos ouvestes nestas cousas, e me avise do que nisso achar.
Tambem sou informado que a casa da Camara e audiencia dessa cidade he pequena, e não he conforme á que convem aber nella, e que está em lugar escuso; encomendovos que procureis que se faça hûa casa accomodada para a Camara, e audiencia em lugar publico para bem dos cidadãos e povo pois a cidade tem rendas de que se possa fazer a milhor que ouver nessa comarca para que fique mais emnobrecida, e confio de vos que no outro anno pensareis dar ordem a que as mais destas obras se acabem, e as que se não poderem acabar nelle fiquem principiadas para as acabarem os soccessores que ouverem de servir o anno que bem...................
Quanto aas casas da Camara o que quero he que me aviseis do lugar em que estão fazendo hû desenho dellas e das que estiverem ahy perto e que vejaes aonde fica bem fazer-se outras, e o que poderão custar e que me aviseis de tudo com brevidade com vosso parecer para vos eu avisar do que nisso assentar o desenho que se fizer hade ser da praça e do lugar em que assentardes que he bem fazer se».

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário