sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Iconografia nos registos paroquiais está em exposição no arquivo distrital

Está patente até ao final do mês de Novembro a exposição “A Iconografia nos Registos Paroquiais” uma mostra dos desenhos que ornamentavam os livros de baptismo, casamentos e óbitos. A exposição criada no âmbito do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, com o tema “Significados da Arte Cristã”, pode ser vista no Arquivo Distrital de Bragança e conta ainda com objectos associados aos sacramentos.
Na inauguração, Lília Pereira da Silva, directora do Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda, explicou que eram usados vários símbolos referentes ao tipo de sacramentos e não só. “Na abertura dos livros de registo ou mesmo dos assentos paroquiais englobava elementos iconográficos, ou seja desenhos alusivos aos elementos imagéticos ligados ao baptismo, ao casamento ou aos óbitos e nos baptismos há aberturas de assentos que tinham a primeira letra do nome da pessoas desenhada com iconografia associada ao nome. E há um registo com o signo do zodíaco de um pessoa na abertura do assento paroquial”, referiu.

O Arquivo Distrital de Bragança detém cerca de 35 mil e 400 livros de baptismos, casamentos e óbitos, originais e duplicados, sendo o mais antigo, um livro misto da freguesia de Castelo Branco, concelho de Mogadouro e que abrange o período do século XVI.

Segundo a directora do arquivo distrital de Bragança, Élia Correia, os trabalhos expostos são do séc. XIX. “As iconografias que temos são artísticas. A iconografia vem do período medieval, no entanto, estes documentos vêm-nos provar que de facto ainda no século XIX estava vigente a prática”, destacou.

A exposição tem como objectivo dar a conhecer o património documental e religioso do arquivo e também de algumas igrejas e confrarias. Pode ser visitada até 30 de Novembro no Arquivo distrital de Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário