quarta-feira, 25 de outubro de 2017

IV Festa da Montanha | 3, 4 e 5 de Novembro em Sambade - Alfândega da Fé

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro realiza-se a Festa da Montanha. Uma iniciativa que vai na quarta edição e cujo objetivo é divulgar e celebrar as potencialidades da montanha. A Festa tem lugar na aldeia de Sambade, situada na principal Serra do concelho e dá a conhecer lendas e sabores da montanha.
É a pensar nas potencialidades que a montanha tem que o Município de Alfândega da Fé e a Junta de Freguesia de Sambade organizam esta iniciativa. Celebrando as especificidades do território, foi preparado um conjunto de iniciativas para um fim de semana passado na montanha, com música, gastronomia e debates sobre uma das principais culturas da serra: a castanha.

Uma iniciativa a não perder.

Abertura da Festa da Montanha | Teatro Filandorra apresenta “A Deusa da Serra de Bornes”

As lendas e o misticismo da montanha são o mote para a abertura da Festa.  A Companhia de teatro Filandorra leva a cabo uma performance teatral, em conjunto com o grupo local TAFÉ, apresentando a todos, simbolicamente, a Festa da Montanha. A abertura do certame acontece pelas 18h00, relembrando contos e lendas das gentes da serra. Pelas 21hoo é apresentada a peça “A Deusa da Serra de Bornes”.

Gastronomia | Sabores da Montanha servidos pelo Chef Marco Gomes

Cabrito transmontano DOP ou Javali. A ementa servida na Festa da Montanha propõe os genuínos sabores da serra. Uma novidade para esta Edição que conta com a permanência de dois restaurantes nos dias do certame. Orientados pelo Chef Marco Gomes, estes dois pratos tradicionais vão fazer as delícias dos visitantes, juntamente com as castanhas assadas que vão ser servidas durante todo o certame, acompanhadas pela queimada Monte Mel.

Animação Musical com Flor de Lis e Sebastião Antunes & Quadrilha

A animação musical está garantida em vários momentos da festa. Com destaque para o grupo Flor-de-Lis no dia 3 de novembro e Sebastião Antunes & Quadrilha no dia 4 de novembro. Espaço ainda para os grupos locais, como o Grupo de Cantares de Alfândega da Fé, e os grupos populares da aldeia de Sambade, Grupo de Cantares de Sambade e Grupo de Concertinas da ARCS- Associação Recreativa e Cultural de Sambade.

Montaria ao javali | Cerca de duas centenas de caçadores são esperados em Sambade

No dia 4, sábado, realiza-se a XIII Montaria aso Javali. Uma iniciativa integrada na Festa da Montanha e que espera trazer a Sambade duas centenas de caçadores. O javali é uma espécie cinegética que anualmente traz ao concelho centenas de visitantes para a prática da caça. Também a sua carne é bastante apreciada, sendo este um dos principais pratos a degustar durante a Festa da Montanha.

Plataforma RIONOR | Conselhos Raianos debatem a Acessibilidade e a Coesão Territorial

Dia 4 de novembro os Conselhos Raianos debatem a Acessibilidade e a Coesão Territorial em Sambade. Esta iniciativa que surge do movimento cívico intitulado plataforma Rionor pretende discutir os problemas da região transfronteiriça, numa tentativa de salvaguarda do património cultural e natural da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, Galiza e Castilla León.

Conhecer e valorizar o território | A Castanha em debate na IV Festa da Montanha

Mantendo o compromisso de valorização do território e de promoção das suas potencialidades económicas, a IV Edição da Festa da Montanha inclui a realização de um seminário dedicado à Castanha. Sendo esta uma das culturas de maior impacto económico nas localidades do concelho situadas na Serra de Bornes, a castanha merece especial atenção.

É por isso que acontece, no dia 5 de novembro o IV Seminário da Castanha, dedicado ao tema “A Nutrição e a Rega do Souto”. Num ano em que a produção da castanha foi severamente afetada pelas condições climatéricas, importa debater e conhecer técnicas e meios de produção deste produto tão importante na economia local.

CIT promove oficinas para famílias durante a Festa da Montanha

“Brincar com os Sentidos” é a proposta do CIT – Centro de Interpretação do Território para avós, pais e filhos disfrutarem de uma experiência sensorial em família durante a Festa da Montanha. Esta oficina pretende promover o contacto e a exploração de diversas sonoridades do dia-a-dia, do ambiente e da natureza, através de jogos musicais, de expressão dramática de movimentos corporais, de sentimentos, de histórias e de exercícios de plástica. O objetivo é gerar uma maior vinculação afetiva e de cumplicidade entre as famílias, através da estimulação dos cinco sentidos.

CM de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário