terça-feira, 24 de outubro de 2017

Semana de Inovação terminou com fórum no Nerba

A região foi posta à prova na sua capacidade em inovar. Entre os dias 16 e 18 de Outubro realizaram-se workshops em Bragança, Chaves e Vila Real, com especialistas em gestão e qualidade, sustentabilidade e eficiência energética; Tecnologia e produtividade e estratégia, Marketing e comunicação; e Tecnologias de Informação e comunicação no âmbito do projecto Inovar Mais.
A semana terminou com o 1º Fórum sobre inovação em Trás-os-Montes, Douro e Alto Tâmega, no auditório do Nerba em Bragança, onde estiverem presentes representantes de todos os parceiros envolvidos, bem como o presidente da ANI, Agência Nacional de Inovação, José Carlos Caldeira, que destacou a necessidade da "mobilização de um conjunto alargado de actores" nos processos de transformação de uma região.
Quem também participou neste fórum foi o vogal da Autoridade de Gestão do Norte 2020, Jorge Nunes, que frisou as mudanças da execução do anterior quadro comunitário e o actual, garantindo que neste há mais candidaturas e mais capacidade da região em apresentar projectos que consigam captar mais financiamento europeu. No entanto, referiu que ainda "há muito a fazer para que as empresas de Trás-os-Montes consigam concorrer ao mesmo nível das empresas dos centros empresariais do litoral", destacando o "esforço acrescido" que ainda precisam fazer para chegar às mesmas taxas de aprovação da média das restantes candidaturas. Foi ainda apresentado um concurso de ideias.
O Projecto Inovar Mais foi lançado no ano passado, e é dinamizado pelas três associações empresariais de Trás-os-Montes e Alto Douro e que tem como parceiros as instituições de ensino superior e as comunidades intermunicipais da região. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário