terça-feira, 24 de outubro de 2017

Vem aí a "Norcaça, Norpesca & Noscastanha"

De 2 a 5 de novembro, Bragança promove a gastronomia local e as tradições de Outono da região através da 16.ª Feira Internacional do Norte - Norcaça, Norpesca & Noscastanha. Com atividades dispersas um pouco por todo o concelho, o certame decorre nas instalações do NERBA, em Bragança.
Conhecida pela gastronomia de excelência, com a chegada do outono, Bragança promove três sectores emblemáticos desta época na região: a caça, a pesca e a castanha. São várias as iniciativas a decorrer durante o certame, que darão a provar e a conhecer estes produtos típicos.

“A Norcaça, Norpesca & Norcastanha é uma iniciativa que tem vindo a crescer desde 2002 e a demonstrar a sua importância a nível nacional, mas, também, internacional”, destaca Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, justificando que “esta trata-se de uma feira que pretende dar a conhecer os produtos transmontanos e reunir, em Bragança, agentes de diversas áreas para que, em conjunto, possamos debater e analisar como evoluir de forma sustentada respeitando os nossos recursos”.

Os fãs da gastronomia regional podem degustar os sabores regionais já a partir de dia 27 de outubro, nos 15 restaurantes que se associaram ao tema e que promovem a Semana Gastronómica até ao encerramento da Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2017, a 5 de novembro.

A abertura do certame está marcada para as 18h00, de 2 de novembro, realizando-se, também, nesse dia, pelas 21h00, o debate “Norcaça/Norpesca: Impacto das alterações climáticas na agricultura, na caça e na pesca”. No segundo dia, sexta-feira, dia 3 de novembro, a destacar, às 14h00, o “X Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha, Soutos, Cogumelos e Mel”.

Além de observar o maior aquário móvel da Europa, os visitantes do certame poderão ainda assistir a provas e demonstrações de pesca, demonstrações gastronómicas, conferências e exposições de pintura e fotografia.

Em agenda estão também lutas de Touros e um Passeio de Automóveis Clássicos. Além destas atividades, estão preparadas algumas surpresas, como o 1.º passeio micológico com guia ou a execução de esculturas em madeira com motosserra, por Emmanuel Courtot.

No dia 3, será ainda apresentado o livro “Carta Gastronómica de Bragança – Matérias Primas, Produtos e Práticas Alimentares”, de Armando Fernandes.

PROGRAMA.

CM de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário