quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Avaria em elevador do CEE causa constrangimentos

O elevador do Centro de Educação Especial de Bragança está avariado há vários meses. De acordo com familiares de utentes da instituição a situação arrasta-se desde Julho. O CEE tem actualmente 80 utentes, sendo uma resposta de lar residencial para pessoas com deficiência e centro de actividades ocupacionais.
O edifício tem quatro andares e a avaria do equipamento traz transtornos, na medida em que alguns dos utentes com mobilidade reduzida têm de ser transportados pelas escadas várias vezes ao dia. Para além disso, toda a roupa suja é carregada pelos funcionários até à lavandaria, sendo essa outra das queixas em relação à actual situação.

Sem se querer identificar a familiar de uma utentes relata a situação. “Há utentes de cadeiras de rodas e outros que é preciso apoiá-los, e são apoiados por outros utentes e por funcionários, que por bem esforço que façam não conseguem tudo”, referiu.

Denuncia ainda que há uma degradação do espaço que, em alguns casos pode pôr em causa a segurança dos utentes e que há falta de vigilantes e funcionários no equipamento social.

A gestão da valência é assegurada desde Setembro de 2013 pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB), que admite que há uma avaria do único elevador do CEE, dizendo que tal acontece “desde há dois meses”. O provedor da instituição, Eleutério Alves, explicou através de comunicado que “este é um assunto que já foi devidamente reportado ao Centro Distrital da Segurança Social de Bragança”, já que a manutenção do elevador continua sob responsabilidade da Segurança Social, entidade da qual a Santa Casa “aguarda uma resposta para a solução do problema”.

A instituição de solidariedade social admite que a situação acarreta “constrangimentos laborais” mas salienta que, “nunca, em caso algum, o transporte ou a dignidade dos utentes com dificuldades de locomoção, foram postos em causa”.

O responsável da SCMB assegura que “nenhum utente deixou de ter o devido enquadramento institucional por falta” do elevador “em momento algum”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário