quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Bragança é um dos 20 concelhos mais exportadores do Norte

Bragança é o único concelho transmontano a integrar a lista dos maiores exportadores da Região Norte. De acordo com o relatório Norte Estrutura divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, em 2016 o concelho de Bragança era o 16.º em toda a região que mais exporta.
Só as empresas instaladas no município geram um volume de 2,9 por cento do total das vendas para o mercado internacional. A empresa que mais contribui para este valor é a Faurecia que fabrica escapes e outros componentes e acessórios para automóveis. A multinacional é mesmo em toda a região Norte a terceira empresa mais exportadora.

O relatório da comissão de coordenação faz ainda uma análise à evolução financeira das autarquias nortenhas entre 2015 e 2016.

No final do ano passado, ao cabo de três anos de vigência do regime de saneamento e de recuperação financeira, já não existiam municípios da região do Norte em ruptura.

Alfândega da Fé era o último município que se mantinha no mecanismo de recuperação financeira e transitou para uma situação de saneamento financeiro, devido à redução da dívida, que já não é superior a 3 vezes a média da receita corrente líquida cobrada nos últimos três exercícios. Também Freixo de Espada à Cinta se mantém em processo de saneamento financeiro, situação para que passou em 2015. O relatório Norte Estrutura destaca ainda o crescimento das receitas e forte redução do investimento dos municípios do Norte. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário