quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Crianças de Vinhais vacinadas contra a meningite B gratuitamente

As crianças do concelho de Vinhais vão ser vacinadas contra a meningite B, em 2018 de forma totalmente gratuita.
A proposta do município foi aprovada em reunião de câmara e é uma forma de garantir que as crianças do município ficam vacinadas contra esta doença infecciosa mortal, que não é comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde.

Luís Fernandes, o presidente da câmara diz que esta vacina vem substituir a Prevenar que o município já disponibilizava, e que entretanto passou a fazer parte do plano nacional de vacinação.

“Sendo uma vacina muito cara, havia pessoas que não administravam a vacina às crianças o que poderia acarretar consequências a nível de saúde e tendo em conta uma norma de orientação da direcção geral de saúde de 2016, que aconselha a administração da vacina, tomamos esta medida”, explicou.

Este investimento do município ronda os 20 mil euros e abrange todas as crianças do concelho a quem seja prescrita a vacina pelo pediatra ou médico de família.

Cada dose da vacina ronda os 100 euros, que vão ser poupados no orçamento das famílias vinhaenses. É mais uma medida de aposta na saúde pública, depois do apoio aos doentes oncológicos do concelho. Luís Fernandes garante que mais medidas no sector da saúde vão ser apresentadas para ajudar as pessoas do concelho. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário