domingo, 26 de novembro de 2017

Moncorvo quer usar a água da barragem do Baixo Sabor para regadio mas o processo está atrasado pela burocracia

Em Torre de Moncorvo o presidente da câmara volta a insistir na necessidade de os produtores poderem usar a água da barragem do Baixo Sabor para regadio.
Nuno Gonçalves frisa que o concelho tem água disponível e que ela tem de ser utilizada na agricultura para a tornar mais competitiva e não apenas de sobrevivência.
“Não podemos esquecer que a barragem tem essa potencialidade e por isso temos de agir para que haja um plano integrado para que o regadio seja implementado definitivamente nas nossas regiões, porque de outra forma não conseguimos produzir com qualidade e em quantidade suficiente para que haja uma escala não de sobrevivência mas de mercado.”
Nuno Gonçalves adianta que já houve negociações para tornar possível o regadio a partir da albufeira, mas salienta que falta ainda a Agência Portuguesa do Ambiente proceder ao ordenamento da albufeira.
Torre de Moncorvo é um dos quatro municípios abrangidos pelo aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor, a par de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.
Estima-se que o aproveitamento da água armazenada na barragem pudesse beneficiar cerca de 17 mil hectares de culturas. 

Escrito por Brigantia/ Foto:Blog Farrapos de Memória

Sem comentários:

Enviar um comentário