quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Município de Macedo de Cavaleiros iniciou combate à Vespa Asiática

O Município de Macedo de Cavaleiros antecipa-se à chegada da Vespa Asiática e encontra-se já a preparar um plano municipal para combate a esta praga.
Para monitorizar e operacionalizar o combate à Vespa Asiática, e em parceria com a Associação de Apicultores da Serra de Monte Mé – A Seita da Abelha e com os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, está a ser elaborado um plano municipal em consonância com o "Plano Nacional de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal".

O Plano do Município tipifica as responsabilidades, procedimentos e tarefas atribuídas ao Município, apicultores e outros intervenientes, e abrange as ações a desenvolver para diminuir o impacto que a Vespa Velutina, também conhecida por vespa asiática, poderá vir a causar.

Aparentemente encontra-se circunscrita ao norte do País, estando já confirmada a sua presença em Trás-os-Montes através da identificação de dezenas de ninhos.

O principal objetivo deste plano será promover a monotorização e o combate a esta praga, a fim de prevenir a sua disseminação pelo concelho de Macedo de Cavaleiros.

Pretende-se garantir a salvaguarda do setor apícola e agrícola, a segurança dos munícipes e minimizar impactos negativos no ecossistema. Pois, a vespa velutina é conhecida como uma agressiva predadora da abelha europeia (Apis mellifera), causando grande mortalidade nas suas populações e consequente quebra na produção de mel.

A produção agrícola do concelho poderá sofrer também o impacto negativo desta espécie invasora que, tendo influência direta na diminuição das populações de abelhas, que são importantes polinizadoras, poderá diminuir a produção frutícola.

A nível ambiental, também tem efeitos nefastos, podendo eliminar alguns insetos polinizadores específicos e, deste modo, comprometer a reprodução de algumas plantas. Esta espécie poderá ainda, ter implicações ao nível da segurança de pessoas, constituindo uma ameaça que importa travar.

Foram já realizadas várias reuniões de trabalho, estando a ser ultimados o plano e o protocolo entre as entidades envolvidas, cuja assinatura será em janeiro de 2018.

in:noticiasdo nordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário