quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Município de Macedo reúne com grupo de trabalho do Eixo Atlântico para desenvolver turismo na região

Município de Macedo reúne com grupo de trabalho do Eixo Atlântico para desenvolver turismo na região.
“O interior tem de desenvolver mais o turismo de natureza e religioso”. Considerações de Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia macedense, que esteve já em reuniões com o Eixo Atlântico a fim de conhecer as possibilidades de parcerias que podem ser desenvolvidas no setor do turismo no concelho de Macedo de Cavaleiros.

“Fomos para constatar em que estado estão todas as candidaturas elegíveis em que nós possamos integrar e tirar eventuais benefícios, integramos o secretariado da área do turismo do eixo atlântico para a definição de uma agenda estratégica para o eixo atlântico. Fomos verificar planos de desenvolvimento na área do turismo, nós somos o Município mais pequeno de todos e, como tal, esperemos que não que haja uma discriminação mas sim o contrário, que nos ajudem a equilibrar as nossas potencialidades em função do que é feito e investido nos grandes Municípios.”
O presidente considera que a região tem potencialidades que podem ser exploradas, principalmente no que respeita ao turismo de natureza.

“Vou querer integrar  Geopark e turismo na mesma coordenação, havendo até hipótese de  criar um gabinete a que podemos chamar «Geoturis». Isto é a nossa prioridade. Vamos apostar muito no turismo natureza. Estamos a trabalhar com empresas que essencialmente desenvolvem um turismo que poderemos chamar de radical num contacto total com a natureza que vai desde trilhos pedestres, cursos de rio à volta do Azibo, por exemplo. Vamos tentar melhorar a sinalética e estamos já, à partida, com 24 trilhos pedestres para fazer em todo o concelho. A intenção está nos desportos de água uma vez que temos uma bacia hidrográfica considerável, e também o rio Sabor é para explorar.”
Na calha está também a aposta no desporto com a criação de centros de treino, e, inclusive a construção de pequenas ecopistas que liguem internamente a cidade e que vão dar acesso à grande pista que vai ligar Mirandela, Macedo e Bragança, avança ainda o presidente.

“Temos uma série de vertentes que vão desde o turismo-natureza, do turismo desportivo, inclusive centros de treino desportivo, nomeadamente na área da BTT e não só. Nós temos também uma outra candidatura independente e essa é nossa. Tem a ver com ciclovias internas que poderão conectar com essa ciclovia maior que liga os três municípios. Mas como essa é uma candidatura conjunta não depende só de nós mas está de facto já numa fase adiantada.”
Benjamim Rodrigues ainda não tem datas para o início destes trabalhos, deixando apenas saber que há projetos para arrancar em breve.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário