quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Nova associação nasce em aldeia transmontana de Parambos

Um almoço com produtos exclusivamente da terra foi a inspiração para a criação de uma nova associação em Trás-os-Montes que se propõe mostrar que é possível ser sustentável e defender o ambiente a partir de práticas tradicionais.
A ALDEIAVERDE- Associação Ambiente, Património e Cultural nasce na aldeia de Parambos, em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, com cerca de 200 habitantes com a ambição de "salvaguardar o ambiente, o património e a cultura local" e "ser voz ativa e interveniente para alcançar a sustentabilidade do território em que está inserida".

A partir desta aldeia transmontana, os membros da associação querem mostrar que, com as práticas tradicionais, nomeadamente ligadas à agricultura, é possível ser sustentável e proteger o ambiente, mas também recuperar património e tradições, como contou à Lusa Casimiro Helder Seixas, membro da ALDEIAVERDE.

Segundo disse, este processo começou "há quatro ou cinco anos", quando um grupo de pessoas com ligação à aldeia decidiu fazer "um almoço sustentável com base na recolha de produtos agrícolas só da região".

A iniciativa envolveu também a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, à qual têm ligação alguns dos membros, e "ficou lançada a semente para a criação da associação" que foi legalizada em agosto e vai ser apresentada publicamente, em Parambos, no sábado.

Um dos objetivos é "tornar a aldeia sustentável, proteger a região a nível ambiental e contribuir para que a pegada de carbono seja o mais curta possível", o que os elementos desta associação acreditam poder ser feito com produtos da região, sem pesticidas, criando condições para melhorar a produção.

Elaborar e acompanhar projetos de reflorestação com plantas autóctones está também nos objetivos da nova associação, assim como intervenção na área do património tradicional como a reabilitação de pombais tradicionais.

As práticas tradicionais da aldeia são em si mesmas amigas do ambiente, como salientou Casimiro Helder Seixas.

A apresentação oficial será feira, no sábado à tarde, no salão multiúsos da aldeia, com uma sessão em que serão abordadas alguma das temáticas com a presidente da associação, Vânia Seixas, o presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, e as especialistas em Ambiente, Margarida C. Marques, e em Património e Cultura, Otília Lages.

O programa da cerimónia inclui ainda um concerto na Igreja de Parambos.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário