quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Relação dos militares pertencentes ao distrito de Bragança que morreram e foram prisioneiros na Grande Guerra (1914-1918), tanto nos combates em França como na África

Quando se não indique outra coisa, deve entender-se que os indivíduos mencionados são simples soldados. Nem todos morreram no campo de batalha, mas alguns em consequência de resultados dela. Há vários equívocos nas listas oficiais que nos foram facultadas e consultámos, pois vimos apontados como prisioneiros numas listas os que noutras aparecem como mortos, e não podemos remediar este inconveniente.
Como vão adscritos à povoação cabeça da freguesia, pode suceder não serem naturais desta, mas de alguma povoação anexa. Também devem faltar alguns nomes nas listas oficiais, pois de diferentes mortos sabemos nós que nelas não são apontados. Pelo geral, os indivíduos mencionados pertenciam aos regimentos de infantaria n.os 10 e 30 e 6.º grupo de metralhadoras da guarnição de Bragança.
O sinal †, depois do nome, indica que os indivíduos apontados estão inscritos no monumento aos mortos da Grande Guerra, erecto na praça de S.Vicente, em Bragança. Todavia, vêem-se nele, como mortos em África, os nomes de Manuel A. dos Santos Tisa,Manuel Inácio e Vítor Manuel; e em França, António E. Silva Sampaio (alferes), José Marcelino (2.º sargento), António dos Santos Rodrigues, Augusto de Jesus Rego, João do Nascimento Loureiro, Simão de Jesus Gomes e Manuel José Brás (1034), soldados, que não encontrámos nas listas, talvez por pertencerem a guarnições diferentes da de Bragança. Os que não levam a indicação de prisioneiros, entenda-se que foram mortos; os prisioneiros foram-no em França.

ADEGANHA (Moncorvo) – Manuel de Jesus, filho de António Baptista e de Maria Joaquina, em África; e António Júlio, filho de Manuel da Ressurreição e de Maria da Natividade, idem.
AGROBOM (Alfândega da Fé) – Acácio Joaquim de Jesus, filho de Maria de Jesus, em África; e Alberto Joaquim Além-Douro, em França.
AGUIEIRAS (Mirandela) – Sebastião Maria da Graça, filho de João da Graça e de Clementina de Jesus, em França; Manuel do Patrocínio Casado e João António dos Santos, prisioneiros.
ALFÂNDEGA DA FÉ – António Manuel, filho de Hortênsia Olímpia, em África; António Afonso, filho de João Manuel Afonso e de Maria Palmeira, idem; Avelino António Jaldim, filho de Francisco António Jaldim e de Maria dos Prazeres, idem; e António Rego.
ALGOSO (Vimioso) – José do N. Vaz, em França; Firmino António Martins, Manuel dos Santos Granado e António Augusto Pardal, prisioneiros.
ALVITES (Mirandela) – Semit de Jesus, filho de Leopoldina de Jesus, em França; e Aniceto Augusto, idem.
ANGUEIRA (Vimioso) – Adriano Saturnino, prisioneiro.
ARCAS (Macedo de Cavaleiros) – Américo dos Santos, prisioneiro.
ARGOZELO (Vimioso) – Francisco M. Rodrigues Teles, em França; António R. Português, idem; Manuel da Cruz Pires China, Domingos Martinho Gonçalves, José Manuel da Veiga, Raul de Jesus Cepeda e António da Ressurreição, de Parada, prisioneiros.
ASSARES (Vila Flor) – Carolino José Correia, cabo, filho de Amélia Ricardina, em África.
ATENOR (Miranda do Douro) – Isidoro da C. Delgado, em França, e Francisco Miguel Ramos, prisioneiro.
AVELEDA (Bragança) – Eduardo Augusto, filho de Manuel José e de Maria da Assunção, em África.
AVIDAGOS (Mirandela) – Justiniano Augusto da Silva, prisioneiro.
BABE (Bragança) – Domingos António Mouro,Manuel José Alves e Baptista da Natividade Veigas, prisioneiros.
BAÇAL (Bragança) – João Miguel Rodrigues, em França, e Domingos Manuel Rodrigues, prisioneiro. Este era de Vale de Lamas e faleceu, vítima dos gases asfixiantes, no hospital em Lisboa.
BARCEL (Mirandela) – José Joaquim Baptista, prisioneiro.
BELVER (Carrazeda de Ansiães) – Manuel Maria Lage, filho de Prazeres Lage, em África; e Luís Manuel Tavares, filho de José Tavares e de Angelina dos Ramos, idem.
BEMPOSTA (Mogadouro) – Alípio Joaquim Pereira, filho de António Joaquim Pereira e de Maria da Apresentação, em África.
BORNES (Macedo de Cavaleiros) – Sebastião de Jesus Morais e Manuel Maria,prisioneiros.
BRAGANÇA – Vítor Luís Lopes †, 2.º cabo, da freguesia da Sé, filho de João António Lopes e de Maria do Carmo Teixeira, em África; Francisco António de Almeida, da mesma freguesia, filho de pais incógnitos, idem; Cassiano Luís Pires †, 2.º sargento, da aludida freguesia, em França; Mário Leão Lopes dos Santos Saldanha †, capitão, em França; Francisco das Graças Rodrigues, 2.º sargento, da freguesia de Santa Maria, prisioneiro; João Manuel do Nascimento, da mesma freguesia, idem; Francisco Joaquim Pinto, 2.º sargento, idem, idem; Manuel João Outeiro, da freguesia da Sé, idem; António dos Santos, idem, e António Joaquim Rodrigues, 1.º cabo, da freguesia de Santa Maria, idem.
BRUÇÓ (Mogadouro) – António José Lagareiro, filho de João Baptista Lagareiro e de Isabel Maria, em África.
BURGA (Macedo do Cavaleiros) – Justino dos Santos Costa, Francisco António Mendes e José Luís Fernandes, prisioneiros.
CABEÇA BOA (Moncorvo) – Álvaro José Ferreira, filho de Manuel Luís Ferreira e de Amélia dos Prazeres Martins, em África; António Manuel Morais, filho de Manuel António Morais e de Ana Carolina, idem; e António José Prados, filho de Maria de Jesus Bernardina, idem.
CAÇARELHOS (Vimioso) – António Maria Preto, filho de José Preto e de Maria José Marques, em França; Francisco Manuel Formariz, filho de José Manuel Formariz e de Cândida Martins, idem; Francisco A. Martins, 2.º sargento, idem; e José Maria Domingues, prisioneiro.
CAMPO DE VÍBORAS (Vimioso) – António Augusto Pires, filho de Porfírio José Pires e de Joana Rosa Fernandes, em França; Manuel José Joaquim Padrão, filho de António Padrão e de Maria A. Fernandes Quintanilha, em África; e Domingos A. F. Quintanilha, em França.
CANDOSO (Vila Flor) – Abílio Gomes, filho de Cândido Gomes e de Maria Felicidade, em África.
CARAVELAS (Mirandela) – Abel do Espírito Santo Ferreira Miranda, prisioneiro.
CARÇÃO (Vimioso) – António Manuel Valente e Francisco Joaquim Afonso, prisioneiros.
CARDANHA (Moncorvo) – Álvaro Augusto Esteves, 2.º sargento, filho de Cândido Guilhermino Esteves e de Francisca Maria Baptista, em África.
CARRAGOSA (Bragança) – João Brás Rodrigues e António Joaquim Lopes, prisioneiros.
CARRAZEDA DE ANSIÃES – António de Oliveira Vitória, filho de Francisco de Oliveira Vitória e de Maria Cândida, em França; António Augusto Borges, filho de António Borges e de Emília Trigo, idem; e José Evaristo, filho de Evaristo José e de Florinda da Costa, em África.
CARVALHO DE EGAS (Vila Flor) – Viriato Neri Ferreira, filho de Luís Ferreira e de Rosalina de Jesus, em África.
CARVIÇAIS (Moncorvo) – Luís Manuel Rei, filho de António Manuel Rei e de Maria da Conceição, em África.
CASTEDO (Moncorvo) – António Francisco Alagoa, prisioneiro.
CASTELÃOS (Macedo de Cavaleiros) – Alcino Júlio, prisioneiro.
CASTELO BRANCO (Mogadouro) – Manuel José Afonso, 2.º sargento, filho de António A. Afonso e de Ermelinda Rodrigues, em França.
CASTRO DE AVELÃS (Bragança) – António dos Santos Afonso, prisioneiro.
CASTRO VICENTE (Mogadouro) – Arnaldo Augusto Sambade, filho de Francisco Manuel Sambade e de Bernardina dos Prazeres, em África; José Luciano Moreno, filho de Cândido Augusto Moreno e de Inácia Maria Vila, idem.
CEDÃES (Mirandela) – João Bernardo, António Joaquim e Sérgio Augusto Raimundo, prisioneiros.
CELAS (Vinhais) – José Manuel Pires, filho de Alexandrina Pires, em África; e Aniceto dos Reis Pires e Manuel da Anunciação Martins, prisioneiros.
CHACIM (Macedo de Cavaleiros) – Manuel do Nascimento, filho de Felicidade de Jesus, em França; João Baptista e Francisco António Carneiro, prisioneiros.
COELHOSO (Bragança) – Bernardino do Nascimento †, filho de Domingos Inácio e de Josefina da Purificação, em França; Abílio Augusto Salvador †, filho de Domingos Salvador e de Valentina da Conceição, idem; e José Maria dos Santos Martins e Evaristo Eduardo, prisioneiros.
CORTIÇOS (Macedo de Cavaleiros) – Cândido Augusto Carlão e José dos Santos Pereira, prisioneiros.
CORUJAS (Macedo de Cavaleiros) – João Caetano, filho de João Edmundo e de Gracinda Eugénia, em África.
CUROPOS (Vinhais) – José Manuel, filho de Francisca Rosa, em África, e Manuel Basílio de Morais, prisioneiro.
DEILÃO (Bragança) – José Emílio Nogal, filho de José António Nogal e de Emerenciana Lombo, em África; e Alípio Augusto Delgado, prisioneiro.
DONAI (Bragança) – José Manuel Fernandes e José Manuel Buiça, prisioneiros.
DUAS IGREJAS (Miranda do Douro) – José Francisco Fernandes, em França; Joaquim Maria Esteves, Manuel Maria Martins, Abílio de Jesus Martins, António José Pires Gregório e António José Alves, prisioneiros.
EDROSA (Vinhais) – José António, prisioneiro.
EDROSO (Macedo de Cavaleiros) – Manuel António Pereiros, prisioneiro.
ERVEDOSA (Vinhais) – Francisco do Nascimento e Jacinto dos Anjos Correia, prisioneiros.
ESPADANEDO (Macedo de Cavaleiros) – José Manuel dos Santos Morais, prisioneiro.
ESPINHOSELA (Bragança) – João Baptista Condado, prisioneiro.
EUCÍSIA (Alfândega da Fé) – Álvaro Augusto Esteves.
FELGAR (Moncorvo) – Augusto dos Santos Ginja, filho de Luís Francisco Ginja e de Maria da Conceição, em África;Manuel António Raquel, filho de Francisco António Raquel e de Cândida Adelaide, idem; José Luís Martins, cabo, filho de Domingos José Martins e de Clotilde Adelina Branco, idem.
FELGUEIRAS (Moncorvo) – César Augusto da Fonseca, filho de José Mouro da Fonseca e de Cândida de Jesus, em África; e Manuel dos Anjos Mendes, prisioneiro.
FERRADOSA (Alfândega da Fé) – Acácio dos Anjos Feliciano, filho de Francisco António Feliciano e de Maria Joaquina, em África.
FONTE LONGA (Carrazeda de Ansiães) – Camilo dos Anjos Carvalho, filho de Manuel Trigo de Carvalho e de Maria Adelaide, em África.
FORNOS (Freixo de Espada à Cinta) – Manuel Joaquim Ângelo, filho de António Joaquim Ângelo e de Amália Rosa, em África; José Luís Calvo, filho de Isabel Maria Calvo, idem; e António Augusto Redondo, filho de Francisco Inácio Redondo e de Francisca Bernardina, idem.
FRADIZELA (Mirandela) – António dos Santos e José Maria Alves, prisioneiros.
FRANCO (Mirandela) – Inácio José Teixeira e Manuel da Conceição Branco, prisioneiros.
FRECHAS (Mirandela) – Firmino, filho de Margarida Cândida, em França.
FREIXEDA (Mirandela) – José Joaquim e António Júlio, prisioneiros.
FREIXIEL (Vila Flor) – Carolino Augusto, filho de Manuel Morais e de Maria Borges, em África; Manuel de Jesus Fidalgo, filho de José Fidalgo e de Rosalina Augusta, idem; José Luís Carvalho, filho de Sebastião Carvalho e de Maria da Luz, idem; e Godofredo Pereira, filho de José Pereira e de Isabel Costa, idem.
FREIXO DE ESPADA À CINTA – César Artur Constâncio, filho de António Constâncio e de Isabel Maria de Jesus, em África; e Manuel José Brás †, em França.
FRESULFE (Vinhais) – José da Assunção Barreira e Francisco José Pereira, prisioneiros.
GEBELIM (Alfândega da Fé) – João António Pereira, filho de Maria Emília Pereira, em África; Francisco António Veríssimo, filho de Adriano José Veríssimo e de Virgínia Augusta, em França; e Herculano Augusto, prisioneiro.
GENÍSIO (Miranda do Douro) – José dos Anjos Domingues, filho de António Domingues e de Ana Joaquina João, em França.
GOLFEIRAS (Mirandela) – António Castro, em França.
GONDESENDE (Bragança) – Alfredo dos Santos, cabo, filho de Joaquina Fernandes, em África.
GRIJÓ DE PARADA (Bragança) – António Augusto da Silva, prisioneiro.
GUIDE (Mirandela) – Carolino Augusto, filho de Manuel José e de Adelina Augusta, em África; José Manuel Gomes, filho de José Gomes e de Josefa Maria, em França; José Filipe, José Baptista Pinheiro, José Maria Mofreita e José Manuel Fernandes, prisioneiros.
IZEDA (Bragança) – Justiniano Augusto Tomé, José Maria dos Santos e António Augusto de Sampaio, prisioneiros.
LAGOA (Macedo de Cavaleiros) – Dámaso do Corpo de Deus Penadinha e António dos Santos Fernandes, prisioneiros.
LAGOAÇA (Freixo de Espada à Cinta) – Francisco José Fragata, filho de José António Fragata e de Amália da Conceição, em África.
LAMAS DE ORELHÃO (Mirandela) – Eduardo Alves, em França, e Elói Alves, prisioneiro.
LARINHO (Moncorvo) – António Luís Caetano, filho de José Caetano e de Maria Cuca, em África.
LIGARES (Freixo de Espada à Cinta) – José Joaquim Morais, filho de João Pedro de Morais e de Maria do Rosário, em África; e António Manuel Guerra, filho de José António Guerra e de Alexandrina da Graça, idem.
LINHARES (Carrazeda de Ansiães) – Manuel António Gonçalves, filho de António Conçalves e de Luísa Fernandes em África.
LOMBO (Macedo de Cavaleiros) – Bernardino do Nascimento Torrão, José Cândido Coelho e José Vicente Paulos, prisioneiros.
MACEDO DE CAVALEIROS – Baltasar Carlos dos Santos, 2.º sargento, filho de Joaquim Augusto e de Maria dos Santos, em África; Amilcar José Sarmento, filho de Carlos Augusto Sarmento e de Florentina Eugénia Lopes, em França; Alfredo do Nascimento, 2.º sargento, idem; e Francisco António Rodrigues e António do Carmo, prisioneiros.
MACEDO DO MATO (Bragança) – Samuel Augusto Barbeiro †, em França, e Domingos dos Santos Ferreira, prisioneiro.
MAÇORES (Moncorvo) – João José Pavão, filho de César Augusto Pavão e de Beatriz dos Anjos Ferreira, em África; António Maria Exposto, filho de António Joaquim Exposto e de Maria da Purificação, idem; e Manuel José Caldeira, filho de Ângelo Saraiva Caldeira e de Maria Joaquina Dias, idem.
MALHADAS (Miranda do Douro) – José Agostinho Artego e Francisco Amador Ferrão, prisioneiros.
MASCARENHAS (Mirandela) – José António Correia e Adelino José Cristóvão, prisioneiros.
MATELA (Vimioso) – Manuel da Conceição Torrão, José Francisco Lourenço, Bernardino José Afonso e José Luís Morais, prisioneiros.
MAZOUCO (Freixo de Espada à Cinta) – Francisco António Martinho, filho de António Pedro Martinho e de Matia da Purificação, em África.
MEIXEDO (Bragança) – José Luís Garcia †, filho de José Miguel Garcia e de Constância do Nascimento, em África.
MILHÃO (Bragança) – Alípio de Jesus Pires, prisioneiro.
MIRANDA DO DOURO – António A. Igrejas, em França; e Francisco dos Anjos Fernandes e Alberto Maria Lopes, prisioneiros.
MIRANDELA – Luís Manuel, artífice, filho de José Augusto de Carvalho e de Leopoldina da Assunção, em África; António Costa, filho de Avelino José e de Margarida Libânia, em França; Carlos Augusto Rodrigues, filho de António Albino e de Margarida Rodrigues, idem; Mário José Seramota, cabo, filho de José Maria Seramota e de Sofia Adelaide, em África; Olímpio José Ribeiro, cabo, filho de Manuel Maria Ribeiro e de Maximina da Assunção, em França; António Costa, António José, Fernando Jaime dos Santos, Eugénio António do Nascimento, José Elói Pereira e Dinis Sancho Pereira, prisioneiros.
MOGADOURO – António Augusto Henriques, filho de António Augusto de Oliveira e de Maria Beatriz, em África.
MONCORVO – Alberto Augusto Pinto, filho de José Lúcio Pinto e de Júlia Beatriz, em África; Francisco António Afonso, filho de Zeferino José Afonso e de Albertina Urbana de Campos, idem; e António Manuel Correia, prisioneiro.
MORAIS (Macedo de Cavaleiros) – Manuel Augusto Neves, prisioneiro.
MOURÃO (Vila Flor) – António Zeferino de Morais, filho de Bernardino de Morais e de Inácia de Jesus, em França.
MÓS (Bragança) – António João Gonçalves, prisioneiro.
MÓS (Moncorvo) – Luís Maria Gaspar, filho de António Manuel Gaspar e de Margarida Cândida, em África; e José Joaquim Dinis, filho de Francisco António Pacheco e de Laurinda Augusta, idem.
MÚRIAS (Mirandela) – Alfredo de Jesus e Albano de Jesus Morais, prisioneiros.
NABO (Vila Flor) – António Augusto Garção, filho de António dos Santos Garção e de Elvira Adelaide, em África; Carlos Américo Cabral filho de José Bernardo Cabral e de Isabel Maria, idem; e Abel do Espírito Santo Veiga, filho de Lourenço Veiga e de Etelvina de Jesus, idem.
NAVALHO (Mirandela) – João Igrejas, em França.
NOGUEIRA (Bragança) – João Baptista Rodrigues, Maximino Augusto Barreira e João António Pires, prisioneiros.
NUNES (Vinhais) – César Augusto da Silva, filho de José Manuel da Silva e de Carmelina Augusta, em França.
OUSILHÃO (Vinhais) – José Marcelino Pires, filho de Silvério António Pires e de Maria José da Cruz, em França; José Manuel, cabo, filho de Maria Micaela Laurinda, em África, e Marcelino das Neves Jorge, prisioneiro.
OUTEIRO (Bragança) – Manuel dos Santos Pires †, filho de António Joaquim dos Santos e de Olinda de Jesus, em África; Alfredo Augusto Nogueiro †, em França, e Francisco Sales Tristão, prisioneiro.
PARADA (Bragança) – Agostinho de Jesus Gonçalves, prisioneiro.
PAÇÓ (Vinhais) – António Matias Gonçalves e Manuel dos Santos, prisioneiros.
PALÁCIOS (Bragança) – António Alípio Fernandes, prisioneiro.
PALAÇOULO (Miranda do Douro) – Lázaro Augusto Raposo,Manuel José Esteves,Manuel António Fernandes, Serafim dos Reis Neto, José Feliciano Martins, Francisco Maria Torrão e Francisco dos Santos Monteiro, prisioneiros.
PARAMBOS (Carrazeda de Ansiães) – José António Pinto, filho de Rodrigo Pinto e de Maria Gomes, em África; e José António da Silva, filho de Maria dos Anjos Silva, idem.
PARÂMIO (Bragança) – António Sebastião Diz, prisioneiro.
PENAS ROIAS (Mogadouro) – Domingos do Nascimento Fernandes, filho de José Joaquim Fernandes e de Emília Maria, em França.
PEREDO (Macedo de Cavaleiros) – António Augusto, filho de Luís Maria e de Matilde Augusta, em África; Sebastião Maria de Campos, filho de Serafim Augusto de Campos e de Maria do Carmo Cordeiro, idem; e António Joaquim Fontoura, prisioneiro.
PEREDO DA BEMPOSTA (Mogadouro) – José do Espírito Santo Silva, filho de António Joaquim Silva e de Irene Fernandes, em África.
PEREDO DOS CASTELHANOS (Moncorvo) – José Joaquim Sambado, prisioneiro.
PEREIROS (Carrazeda de Ansiães) – António Luís Fidalgo, filho de Francisco Fidalgo e de Bernardina Mendes, em África; António Joaquim Rodrigues, filho de António Inácio Rodrigues e de Luísa Morais Cordeiro, em França; e Joaquim dos Santos Pires, filho de José Joaquim Pires Exposto e de Maria Júlia, em África.
PINELA (Bragança) – André Manuel e Júlio dos Santos, prisioneiros.
PINELO (Vimioso) – José Manuel Cordeiro, prisioneiro.
PINHAL DO NORTE (Carrazeda de Ansiães) – Benjamim Teixeira, prisioneiro.
PODENCE (Macedo de Cavaleiros) – Francisco Manuel Camacho e João Baptista Rodrigues, prisioneiros.
POIARES (Freixo de Espada à Cinta) – Francisco Manuel Caldeiro, filho de António Joaquim Caldeiro e de Antónia Joaquina Hambre, em França; e António Augusto Pereira, filho de Maria Amélia Pereira, em África.
POMBAL (Alfândega da Fé) – João Francisco Morais, filho de António Inácio Morais e de Maria Inácia Urze, em África.
PÓVOA (Miranda do Douro) – Lázaro Augusto Preto e Avelino António Cordeiro, prisioneiros.
QUINTANILHA (Bragança) – Manuel dos Prazeres Rodrigues †, filho de Carmelinda Rodrigues, em França; e Francisco António Clérigo e João Manuel Gonçalves, prisioneiros.
QUINTELA (Bragança) – João dos Ramos Bousende †, filho de Maximino Manuel Bousende e de Ana da Assunção Domingues, em França; Aníbal José Espadanedo †, filho de José Manuel Espadanedo e de Angélica Maria Miranda, idem; Francisco António Freixedelo †, filho de Manuel da Anunciação Freixedelo e de Ana Maria Ferreira, em África; Hermínio Augusto Lopes e José António Domingos, prisioneiros.
REBORDAINHOS (Bragança) – Honorato António Pires †, filho de José dos Santos Pires e de Perpétua Maria Pereira, em África; João Evangelista Pereira †, filho de Ermelinda de Jesus Pereira, idem; e José Maria Gonçalves, prisioneiro.
REBORDÃOS (Bragança) – João Baptista Pires e José Ramos, prisioneiros.
REBORDELO (Vinhais) – José Francisco, prisioneiro.
RIO FRIO (Bragança) – Inácio José Rodrigues †, filho de João Manuel Rodrigues e de Alexandrina Vara, em África; Alfredo de Jesus Rego, em França; José António Alves e António Joaquim Rodrigues, prisioneiros.
SALDONHA (Alfândega da Fé) – Tito Augusto Rodrigues, filho de José Joaquim Rodrigues e de Maria Cândida, em África.
SALDANHA (Mogadouro) – Alípio dos Anjos Martins, filho de José da Ressurreição Martins e de Teresa Rodrigues Patrício, em África; Porfírio Augusto, filho de Augusto César e de Ana Augusta Paulo, idem; e Jacinto do Nascimento Parreira, filho de Alexandrina Rosa Parreira, idem.
SALSAS (Bragança) – Benigno Augusto dos Santos, Alexandre Aniceto, João António Aragão e Agostinho Gonçalves, prisioneiros.
SALSELAS (Macedo de Cavaleiros) – António do Nascimento, filho de Joaquim Avelino e de Filomena de Jesus, em França; e João da C. de Jesus, idem.
SAMBADE (Alfândega da Fé) – João Elias Pereira, filho de António Augusto Pereira e de Maria das Dores, em África; Agostinho José, filho de Santana das Neves, idem; Luciano Dias, José António Almendra e Acácio Moisés Teixeira, prisioneiros.
SAMÕES (Vila Flor) – João dos Santos Madaleno, filho de Francisco Madaleno e de Libânia de Jesus, em África; Manuel Magalhães, filho de António Magalhães e de Carlota Cândida, idem; José Maria Gomes, filho de Simplício Augusto Gomes e de Filomena Teixeira, idem; Ernesto Teixeira, filho de Francisco Maria Teixeira e de Ana Bártolo, idem; e António de Jesus dos Santos, prisioneiro.
SAMPAIO (Vila Flor) – António Joaquim Cruz, filho de Justino da Cruz e de Maria Antónia, em África; e Manuel Maria, filho de Alfredo José Alfaiate e de Maria Luísa, idem.
SANHOANE (Mogadouro) – Francisco Xavier Fernandes, filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Albertina Rosa, em África; e António Augusto Rodrigues, filho de Celestino da Ressurreição Rodrigues e de Regina de Jesus Gaspar, idem.
SANTA CRUZ (Vinhais) – Herculano de Jesus Gonçalves, prisioneiro.
SANTALHA (Vinhais) – Adelino Augusto e José António Canado, prisioneiros.
SANTULHÃO (Bragança) – João dos R. Bousende †, em França, e João dos Santos Vaz, prisioneiro.
SÃO JULIÃO (Bragança) – António Miguel Conçalves, cabo, em França.
SÃO MARTINHO (Miranda do Douro) – Francisco J. Pires, em França; Francisco Maria Meirinhos, João Francisco Lucas, Francisco Lourenço Curralo e Francisco Maria Fernandes, prisioneiros.
SÃO MARTINHO DO PESO (Mogadouro) – Joaquim António Curralo, filho de José Francisco Curralo e de Maria da Ascenção, em África; Francisco J. Pires, em França, e José Francisco de Sousa, prisioneiro.
SÃO PEDRO (Bragança) – Eduardo Abílio Fernandes, prisioneiro.
SEIXO DE ANSIÃES (Carrazeda de Ansiães) – Eduardo Fernandes, filho de José Luís e de Amélia Fernandes, em África; António Júlio, filho de Carlos Júlio e de Maria Albina, idem; e Fausto do Espírito Santo Lopes, filho de Jerónimo Lopes e de Maria de Jesus, idem.
SEIXO DE MANHOSES (Vila Flor) – Luís dos Santos, filho de Ana Luísa, em África; Américo dos Anjos Meireles, filho de Manuel José Meireles e de Felisbela de Jesus, idem; e Albino José, filho de Claudino Augusto e de Raquel da Assunção, idem.
SELORES (Carrazeda de Ansiães) – José Zeferino de Araújo, filho de José Manuel de Araújo e de Ana Gonçalves, em África, e Luís António Teixeira, filho de António Teixeira, idem.
SENDAS (Bragança) – Avelino dos Santos †, filho de Rufino António e de Delfina de Jesus, em África; Joaquim da T. Cordeiro †, em França; Maximino dos Santos, Paulo dos Santos Gonçalves, Francisco Lúcio da Conceição Escaleira, António Manuel, David da Trindade Pinela, José António Quintas e Francisco António Venâncio, prisioneiros.
SENDIM (Miranda do Douro) – Domingos António Martins, filho de Francisco António Martins e de Angélica Rosa, em África; José Francisco Jantarada, filho de José do Nascimento Jantarada e de Maria José Santiago, idem; Manuel do Nascimento, em França; Abel dos Anjos Martins, Abílio Guilherme dos Santos,Manuel dos Santos Pires, Francisco José Mogrilho e José Maria Falcão, prisioneiros.
SENDIM DA RIBEIRA (Alfândega da Fé) – João António, filho de Maria da Purificação, em França, e Ricardo Gonçalves Artilheiro, filho de Francisco António e de Francisca Joaquina, em África.
SENDIM DA SERRA (Alfândega da Fé) – Manuel de Jesus Cordeiro, filho de Francisco António Cordeiro e de Maximina Antónia, em África.
SERAPICOS (Bragança) – António Manuel de Jesus †, filho de Leopoldina de Jesus, em África, e Abílio dos Santos, prisioneiro.
SESULFE (Macedo de Cavaleiros) – José António Alves, filho de António Caetano Alves e de Francisca Rosa, em África.
SILVA (Miranda do Douro) – António Maria Leopoldo, António Antão Bernardo e Manuel Paulo Martins, prisioneiros.
SOBREIRO DE BAIXO (Vinhais) – João dos Santos, filho de Felicidade da Conceição, em França, e Francisco Tiago, prisioneiro.
SOEIRA (Vinhais) – Sebastião do Nascimento, filho de Leopoldina Augusta, em França.
SORTES (Bragança) – João Manuel dos Santos, filho de Ana Joaquina de Jesus, em África; António Manuel, Álvaro Joaquim Fernandes e João da Cruz, prisioneiros.
SOUTELO (Mogadouro) – Joaquim Maria Costa, filho de José da Conceição Costa e de Maria da Maternidade, em África.
SOUTO DA VELHA (Moncorvo) – Francisco de Paula Carvalho, 2.º sargento, filho de António César Carvalho e de Antónia Maria da Graça, em França.
SUÇÃES (Mirandela) – João Baptista e José, filho de Manuel Joaquim e de Albina Rosa, prisioneiros.
TALHAS (Macedo de Cavaleiros) – Manuel António Canedo, prisioneiro.
TÓ (Mogadouro) – Domingos dos Anjos Pires, filho de Francisco do Nascimento Pires e de Carolina Teresa Falcão, em África.
TORRE DE DONA CHAMA (Mirandela) – Manuel António Pires, filho de João de Deus e de Maria da Glória Pires, em África, e João António Gonçalves, prisioneiro.
TRAVANCA (Macedo de Cavaleiros) – Albino dos Santos, prisioneiro.
TRAVANCA (Mogadouro) – José Clemente Preto, filho de Manuel Preto e de Maria Preto, em África;Manuel Maria Marote, filho de Joaquim Marote e de Ângela Martins, idem; e António Joaquim Geraldes, filho de Patrício Geraldes e de Ana Maria Meleiro, idem.
TRAVANCA (Vinhais) – Miguel António, prisioneiro.
TRINDADE (Vila Flor) – António Jacinto Monteiro, filho de Manuel Maria Monteiro e de Maria Augusta, em África; Constantino José, filho de Maria Alexandrina, idem; e Herculano Tito de Morais, filho de Miguel António de Morais e de Ana Cândida, idem.
TUIZELO (Vinhais) – Francisco António Alves, filho de José Manuel Alves e de Teresa de Jesus, em França, e José Luís, prisioneiro.
URROS (Moncorvo) – Alexandre Augusto Fonseca, filho de Manuel Joaquim Fonseca e de Maria do Espírito Santo, em África.
URRÓS (Mogadouro) – Manuel Joaquim Meleiro, filho de Francisco António Meleiro e de Carolina Rosa Pires, em África; e Carlos Caneiro, filho de Francisco Caneiro e de Francisca Marcos, idem.
UVA (Vimioso) – Francisco Augusto Falcão,Manuel José Pires e Abel do Nascimento Granado, prisioneiros.
VALE BENFEITO (Macedo de Cavaleiros) – António Joaquim, filho de Raquel dos Anjos, em França; José Maria e António Manuel Pinto Ferreira, 1.º cabo, prisioneiros.
VALE DE ASNES (Mirandela) – António Augusto Dias, prisioneiro.
VALE DAS FONTES (Vinhais) – José Manuel, filho de Manuel dos Santos e de Maria Angélica, em França; Porfírio dos Anjos, Sérgio dos Santos da Graça e Manuel António, prisioneiros.
VALE DE FRADES (Vimioso) – José dos Anjos Martins, filho de Manuel Martins e de Cândida Pires, em África; Veríssimo de J. Pires, em França; João Francisco Garcia, Avelino dos Anjos, Francisco João Pires e David do Espírito Santo Pires, prisioneiros.
VALE DE GOUVINHAS (Mirandela) – Albano dos Santos Costa, prisioneiro.
VALE DA MADRE (Mogadouro) – Germano Augusto Fernandes, filho de António do Nascimento Fernandes e de Maria do Carmo, em África.
VALE DE PRADOS (Macedo de Cavaleiros) – Ernesto José, Francisco Manuel e Amaro dos Anjos Salselas, prisioneiros.
VALE DA SANCHA (Mirandela) – Acácio Rodrigues, filho de Domingos José Rodrigues e de Angelina Rosa, em França.
VALE DE SALGUEIRO (Mirandela) – Anselmo Domingos Borges, filho de Emílio Joaquim Borges e de Maria Emília, em França, e José Maria Carvalheiro, prisioneiro.
VALVERDE (Mogadouro) – José Joaquim Pacheco, filho de Francisco António Pacheco e de Laurinda Augusta, em África.
VENTOZELO (Mogadouro) – José António Ribeiro, filho de Manuel Ribeiro e de Maria Joaquina da Silva, em África; e Manuel José dos Santos, filho de Raquel Maria Manso, idem.
VILA BOA (Vinhais) – João Baptista Pires, João Baptista, Domingos Alexandre Meirinhos e João Baptista Gonçalves, prisioneiros.
VILA BOA (Mirandela) – Manuel Teixeira e António Alves, prisioneiros.
VILA CHÃ (Mogadouro) – Francisco Maria Raiano, filho de Francisco António Raiano e de Maria Emília, em África.
VILA CHÃ DE BRACIOSA (Miranda do Douro) – Alfredo Machado, em França; João da Purificação de Oliveira, idem; José Manuel Martins, filho de José Luís Martins e de Isabel dos Santos, idem; José Manuel Louçano, José Paulo Afonso e António Augusto João, prisioneiros.
VILA FLOR – Aníbal dos Santos, filho de João António da Silva e de Antónia Luísa, em África; Turíbio José dos Santos, filho de João dos Santos e de Constança Augusta, idem; Manuel Alexandre Rolo, filho de José Joaquim Rolo e de Vitória da Assunção, idem; e António Manuel da Silva, filho de Manuel António da Silva e de Leopoldina Rosa, idem.
VILA VERDE (Vinhais) – José Augusto, David Augusto Silva e Manuel António, prisioneiros.
VILAR CHÃO (Alfândega da Fé) – Manuel José Pereira, filho de Estêvão Augusto Pereira e de Maria Francisca, em África; e Miguel do Nascimento Pinto, filho de José Manuel Pinto e de Raquel da Felicidade, idem.
VILAR DE LOMBA (Vinhais) – António da Ascenção Fernandes, filho de Domingos António Fernandes e de Felizarda de Jesus, em França; e João Manuel Alves, idem.
VILAR DE OSSOS (Vinhais) – António de S.Miranda, em França; e Patrocínio Augusto Diegues e Cipriano António Afonso, prisioneiros.
VILAR DE PEREGRINOS (Vinhais) – João do Nascimento Silva, prisioneiro.
VILAR SECO (Vimioso) – José Joaquim Lopes, filho de António Lopes e de Maria das Neves Magalhães, em França.
VILARINHO DA CASTANHEIRA (Carrazeda de Ansiães) – António Albino Favas, filho de Manuel Joaquim Favas e de Maria de Deus, em África; António Augusto Ferreira, filho de Manuel António Ferreira e de Leónia Augusta, idem; Basílio Augusto dos Santos, filho de Helena dos Santos, idem; e António dos Santos Nunes, filho de Manuel António Nunes e de
Maria Cândida, idem.
VILARINHO DO MONTE (Macedo de Cavaleiros) – César Augusto Ferro, prisioneiro.
VILAS BOAS (Vila Flor) – Manuel dos Santos, filho de Francisco José Lopes e de Carolina de Jesus, em África; José António Mesquita, filho de João António de Mesquita Júnior e de Maria Joaquina de Oliveira, idem; e João Manuel Carvalho, filho de José Miguel Carvalho e de Ermelinda dos Anjos, idem.
VIMIOSO – José Maria Vaz, filho de João António Vaz e de Maria Joaquina Pires, em África; Francisco António Rodrigues Lopes, filho de Paulo Rodrigues Lopes e de Antónia Emília Macedo, em França; Manuel Maria Fernandes, filho de António Fernandes e de Carlota Pires, idem; e Manuel dos Santos Rodrigues, cabo, idem.
VINHAIS – Evaristo Jorge, filho de Francisco António e de Maria de Jesus Pereira, em África; João Manuel Gomes, João Pedro Garcia e Dinis Pinto, prisioneiros.
VINHAS (Macedo de Cavaleiros) – João Manuel, Frederico José Rodrigues e Alfredo Augusto, prisioneiros.
ZOIO (Bragança) – Júlio da Ressurreição Gonçalves e António Manuel Graça, prisioneiros.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

2 comentários:

  1. Olá, encontrei meu trisavô como prisioneiro na listagem. O senhor sabe informar a procedência das informações?

    ResponderEliminar
  2. Excelente trabalho. Parabéns! Encontrei um irmão o meu bisavô - Evaristo Jorge. Bem-haja por esta bela homenagem aos nossos antepassados. Obrigada.

    ResponderEliminar