sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Conselho Intermunicipal da CIM -Terras de Trás-os-Montes já aprovou Orçamento

O Conselho Intermunicipal da CIM-Terras de Trás-os-Montes aprovou, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2018, no valor de cerca de 5,1 milhões de euros.
O documento, presente na reunião do Conselho que decorreu em Vinhais, no dia 13 de dezembro, traça as linhas gerais das atividades e projetos a desenvolver pela Comunidade Intermunicipal durante o próximo ano. O grande objetivo, para o próximo ano, é operacionalizar o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, dinamizando projetos que se traduzam na concretização dos objetivos estratégicas da CIM-Terras de Trás-os-Montes para o território. 

Projetos que passam pela promoção do território de forma sustentada, o aumento da competitividade através da valorização dos produtos endógenos diferenciadores, da qualificação e internacionalização, promoção do empreendedorismo, modernização da administração local tornando-a também mais próxima das populações e promoção do combate ao insucesso escolar. 

Nesta reunião os nove autarcas que compõem o Conselho Intermunicipal da CIM-Terras de Trás-os-Montes, manifestaram também a sua preocupação e desacordo relativamente à alteração do decreto-lei que fixa o horário de atendimento das farmácias. Em causa está o facto de nos concelhos onde não exista serviços de urgência, as farmácias só serem obrigadas a permanecer abertas até 1 hora após o fecho dos Centros de Saúde. 

Outra alteração prende-se com o facto de se se verificar a existência de farmácias de serviço, num raio de 3 km, num concelho vizinho as farmácias poderem acertar escalas entre si. Medidas que o Conselho Intermunicipal considera lesivas dos interesses das populações do território, daí ter deliberado pedir esclarecimentos sobre este assunto, fazendo chegar as suas preocupações às entidades competentes. 

As falhas que persistem no território relativamente à cobertura da rede de comunicações móveis e TDT também estiveram em cima da mesa. Neste sentido foi aprovada, por unanimidade, uma proposta tendo em vista a procura de soluções para resolver este problema.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário