terça-feira, 12 de dezembro de 2017

"Raízes" ilustradas a caneta para ver no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros


Tradições e costumes transmontanos representados em quadros e pintados a caneta podem desde sexta-feira ser visitados no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Raízes foi o nome com que Sónia Borges, ilustradora mirandelense baptizou a exposição que trouxe a Macedo e para a qual fez desenhos exclusivos.

“A exposição chama-se raízes porque tem a ver exatamente com as raízes que eu tentei retratar e desde que me fizeram o convite para fazer a exposição quis trazer originais ao invés de pegar em algo que já tenha publicado ou feito, quis fazer algo novo para cá que é a minha região e a minha terra. Daí advém o nome «raízes» que tem a ver com histórias, memórias, tradições, que tem a ver comigo e com a minha família mas que se estende. espero que quem visite a exposição que se sinta também identificado e reconheça o que vê nas ilustrações que estão aqui.”

Memórias vastas que marcaram a infância da autora.

“As mulheres, as paisagens, as tradições e a família. Aquilo que eu retratei tem muito a ver com estas três coisas, e as lides, a vindima, a apanha da azeitona, o cavalo, as famílias numerosas como a minha. Esta ideia das tradições e daquilo a que estamos habituados em conjunto, na família. Jogar cartas, as cartas espanholas, a ponte, o rio onde eu aprendi a nadar na minha aldeia.”

Uma exposição que encerra as exposições no Centro Cultural em 2017 mas que, segunda a vereadora da cultura do município, Elsa Escobar, dá início a outra fase que vai contar também com uma componente prática.

“É importante o facto de ser a primeira vez que temos uma exposição de ilustração aqui no Centro Cultural. Encerra um ciclo e de certa forma, inicia outro. Depois tem a componente não só de exposição mas vai também ser realizada pela autora uma oficina dirigida às crianças, o que é ótimo. Nós gostaríamos que fosse já mais cedo, o que em princípio não será mas manterá, de certa forma o espírito natalício para além do período de natal porque será um presente para elas e uma de forma de as educar para a arte. Temos uma ilustradora que é transmontana, Mirandela com raízes em Vinhais e portanto acaba por representar um pouco toda a área transmontana. Para além disso temos também uma decoração feita com coisas que são muito típicas daqui e isso, obviamente, é muito representativo para todos os Macedenses e transmontanos.”
A exposição “Raízes” está patente no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até 6 de fevereiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário