quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Barragens do concelho de Bragança recuperam reservas e abastecimento regressa à normalidade

Tudo regressou à normalidade no abastecimento de água a Bragança. A garantia foi deixada à Brigantia por Hernâni Dias. O presidente da câmara explicou que o concelho já voltou a ser abastecido pela barragem de Serra Serrada, graças à chuva e neve dos últimos tempos que começaram a repor as reservas.
“Neste momento, a cidade de Bragança está a ser abastecida com água da barragem da Serra Serrada, depois destas últimas chuvas e com a neve que entretanto caiu a barragem ficou a 70% da sua capacidade, o que nos permite perfeitamente estar  a abastecer a cidade”, adiantou.

No mês de Outubro, devido à seca extrema e esgotadas as reservas da barragem de Serra Serrada, Bragança e Vimioso tiveram de recorrer à de Veiguinhas para o seu abastecimento. Entretanto, com o regresso da chuva e também do consumo às reservas de Serra Serrada, Veiguinhas está já com a sua capacidade máxima.

“A Barragem de Veiguinhas está neste momento com a capacidade máxima, completamente cheia, mas é a situação prevista, aquela barragem servir quando já não houver água em Serra Serrada”, esclareceu.

Ainda assim o presidente da câmara de Bragança acrescenta que a situação “ideal é que não haja necessidade de se recorrer a Veiguinhas”.

Hernâni Dias a garantir que por enquanto acabaram-se as preocupações com o abastecimento de água às populações do concelho de Bragança, depois de um Verão difícil devido à seca extrema. Ainda assim recomenda-se cautela nos consumos. 

Escrito por Brigantia
Fonte da Foto AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário