sábado, 27 de janeiro de 2018

Macedo recebe a primeira competição do Mundo com Águias-Reais

O concelho de Macedo foi o palco escolhido para realizar a primeira competição do mundo de caça com Águias-reais.
Uma atividade inserida na XI Copa de Cetraria que está a acontecer este sábado e domingo num espaço contíguo ao Santuário de Santo Ambrósio em Vale da Porca. O espanhol José Perez, Diretor de Prova, fala mais sobre esta prática pioneira.

“Temos a novidade de realizar pela primeira vez no mundo uma competição de caça com Grandes Águias-Reais.

É uma prova de baixo voo, as águias estão sempre na luva do falcoeiro, e assim que sai a lebre tem de voar rapidamente atrás dela. Amanhã (domingo), em vez de lebres, as águias vão voar atrás de coelhos.”

Este ano são 80 os falcoeiros a participar na Copa Ibérica de Cetraria, uma adesão que tem vindo a crescer ao longo dos onze anos de participação na Feira da Caça, e, embora os adeptos vindos de Espanha estejam em maior número, têm-se notado um aumento de portugueses nesta prática cinegética.

“35% a 40 % dos falcoeiros são portugueses e os restantes 60 % vêm de Espanha.

Embora esteja a ser um processo lento, a verdade é que se notam cada vez mais portugueses aqui da zona a ganhar o gosto pela atividade.”

O facto de Espanha ter mais espaços abertos do que Portugal faz com que, na opinião do diretor de prova, a atividade seja preferida pelos Espanhóis.

“A verdade é que Espanha tem espaços mais abertos, como nas zona de Valladolid, Zamora, Andaluzia e Castilla-La Mancha, ideais para a prática da falcoaria.

Em Portugal, sobretudo aqui no Norte do país, é complicado porque o terreno é difícil.

Ainda assim, os facoeiros que tem verdadeira devoção, conseguem treinar as suas aves e praticar a modalidade.”

A XXII Feira da Caça e Turismo a ser a escolha para a realização de uma atividade pioneira a nível mundial, a Caça com Águias-Reais, e a atrair cada vez mais participantes para as atividades de cetraria.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário