sábado, 13 de janeiro de 2018

Mogadouro investe 2,5 milhões de euros nas ETAR de Mogadouro e Urrós

O município de Mogadouro, no distrito de Bragança, anunciou esta semana um investimento de cerca de 2,5 milhões euros na unificação dos sistemas de tratamento de águas residuais de Mogadouro e Urrós, promovendo "melhorias ambientais" no concelho.
"São dois projetos que visam acautelar o futuro do concelho, no que respeita ao tratamento de águas residuais. São estações de tratamento que se encontram em incumprimento das normas estabelecidas pela União Europeia, pois têm mais de 30 anos, pelo que urge uma intervenção nestes sistemas", explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, Evaristo Neves.

O município avança que nos sistemas da vila de Mogadouro vão ser investidos cerca de dois milhões de euros na requalificação e ampliação das duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), existentes.

"Vamos avançar com a ampliação e requalificação das duas estações de tratamento, ficando a ETAR/norte como o cérebro de todos o sistema. Esta intervenção vai ajudar a economizar meios humanos e uma menor utilização de produtos químicos em todas as operações de tratamento de águas residuais", indicou.

No que toca aos trabalhos a realizar na freguesia de Urrós, será construída uma nova ETAR, onde vai ser investido cerca de meio milhão de euros, já que se trata de uma aldeia que fica situada numa das margens do rio Douro.

"Este investimento vai no sentido de se cumprir uma diretiva comunitária, que obriga os municípios a cumprir padrões comunitários, no que se refere à qualidade ambiental de cada concelho", frisou Evaristo Neves.

O início das obras de unificações dos sistemas de águas residuais está previsto para o final do primeiro trimestre de 2017.

A intervenção de 2,5 milhões de euros é financiada por fundos comunitários em 85% através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário