sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Municípios da Terra Quente Transmontana lançam Projeto-Piloto inovador nas Escolas designado “MASCOTE ESCOLAR”

Os municípios que constituem a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana lançaram esta quarta feira a 1.ª Fase do projeto “Mascote Escolar” que consiste na adoção de um canídeo ou felídeo pelos Agrupamentos de Escolas da Terra Quente Transmontana, a que se seguirá uma ação de sensibilização da comunidade escolar.
Este projeto inovador, focado no território de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor tem entre os seus objetivos o envolvimento e a sensibilização da comunidade escolar e da sociedade para com os animais de companhia, fomentando uma relação de bem-estar benéfica para os estudantes com melhorias ao nível afetivo e social e, ao mesmo tempo, propiciando o aumento da adoção de animais alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, transmitindo uma imagem melhorada desta instituição de acolhimento e integração de animais, muitas vezes conotada negativamente.

Os canídeos adotados pelos agrupamentos são devidamente selecionados ao nível de comportamento e de estado de saúde (vacinados, desparasitados e esterilizados) estando os cuidados médico-veterinários e a avaliação clínica periódica a cargo da Associação de Municípios, e os cuidados com a alimentação, higiene e bem-estar das mascotes a cargo dos agrupamentos.

A primeira mascote escolar, o “Ushi”, foi entregue nesta quarta-feira ao agrupamento de escolas de Carrazeda de Ansiães e teve à sua espera uma pequena multidão de crianças cheias de carinhos para lhe oferecer. Seguir-se-ão entregas nos restantes agrupamentos, incluindo a adoção de um gato por um jardim-de-infância.

Com a avaliação dos resultados desta 1.ª fase do projeto, será pensada a implementação de uma 2.ª fase que consistirá no alargamento a outras instituições.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida junto da AMTQT, através do contacto telefónico 278201430, via email geral.amtqt@amtqt.pt

CM de Carrazeda de Ansiães

Sem comentários:

Enviar um comentário