sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Antologia de Autores Transmontanos e Altodurienses

A nível da nossa região têm saído diversas antologias de autores trasmontanos e altodurienses. Lembro-me de duas das mais importantes: a «Antologia de autores trasmontanos e altodurienses», da responsabilidade da Academia de Letras de Bragança e «Trás-os-Montes e Alto Douro – Mosaico de Ciência e Cultura», esta comemorativa dos 500 anos do foral de Lagoaça – Freixo de Espada-à-Cinta.
A nova Direcção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, liderada por Hirondino Isaías, tem estado bastante activa.
Além de organizar o IV Congresso em Maio próximo, ultima a edição de uma grande Antologia de Autores da nossa região, melhor dizendo, cobre, também, os concelhos que, na margem esquerda do Douro, pertenciam à antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os seus limites formam um quadrilátero cujas pontas são Figueira de Castelo Rodrigo, Resende, Montalegre e Bragança. Nesta grande Antologia vão constar cerca de 150 autores vivos ou que estavam vivos quando se iniciou o processo de arrolamento.
O coordenador deste grande projecto é o escritor e investigador Armando Palavras. Há um ano, sabendo eu, pela Dona Celeste Nozelos, da débil saúde do nosso saudoso conterrâneo Nuno Nozelos, tentei atempadamente, com sucesso, obter a sua participação. Por isso, entre os vários autores mirandelenses, Nuno Nozelos estará representado, por direito próprio.
É a maior Antologia de sempre, feita com autores da nossa região, em dois volumes e um total de 700 páginas. É prefaciada pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Espera-se que muitos dos autores antologiados participem no IV Congresso e assistam ao lançamento desta obra literária, representativa da nossa região.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário