terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Distribuição de água e resíduos nas preocupações do Município de Macedo de Cavaleiros

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, com o apoio unânime dos Vereadores do PSD, aprovou a municipalização do abastecimento de água nas localidades de Vale de Prados, freguesia de Vale de Prados; Edroso, Espadanedo, Valongo, Bouzende e Murçós, todas da União de Freguesias e ainda em Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco.
Distribuição de água e resíduos nas preocupações do Município de Macedo de Cavaleiros
O Município de Macedo de Cavaleiros retificou deste modo o sistema multimunicipal de distribuição de água, continuando, contudio, a comprar a água à empresa Águas do Norte, S.A.

Sendo a Câmara Municipal a entidade responsável pela distribuição de água pela população das localidades que constituem o concelho de Macedo de Cavaleiros, constatou que existiam localidades fornecidas pelo sistema multimunicipal cujo recebimento é feito pelas respetivas Juntas de Freguesia, o que onerava a prestação do serviço e causava desequilíbrios na politica local de distribuição da água. 

Também a Divisão de Ambiente e Gestão Territorial deu início a uma intervenção num terreno pertencente ao Município, situado no lugar do Ginço, que vinha sendo utilizado para depósito de resíduos sólidos. 

Qualquer deposição de lixos a céu aberto é ilegal e traduz-se numa grave agressão ambiental e numa questão de saúde pública, pelo que a Câmara Municipal impediu o depósito ilegal de todo o tipo de resíduos neste espaço. Assim, a autarquia interditou o acesso a este local, extinguiu as combustões dos resíduos sólidos e está a proceder à sua limpeza". 

Perante a situação, o Município vem pedir a colaboração de todos os municípes no sentido de minimizar o problema, solicitando que a deposição de qualquer tipo de resíduos seja efetuada nos locais adequados para o efeito, nomeadamente, o Ecocentro.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário