sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

FRADIZELA - Freguesias do Concelho de Mirandela

FRADIZELA é uma aldeia e freguesia que pertence ao concelho de Mirandela, para Norte, a uma distância de duas dezenas de quilómetros. Nas Inquirições de 1258, aparece escrita com o nome de " Fradezela". Pensa se que o seu topónimo anda ligado a doações que devem ter feito aos mosteiros e conventos: Fratissela é uma pequena Fratissa ou familiar de algum mosteiro (ou frade?) No sítio chamado Coutada tinha bens a Ordem do Hospital. A antiga freguesia era um curato da apresentação do Abade de Guide, tendo passado mais tarde a reitoria independente. O seu orago é o S. Lourenço. Fez parte do extinto concelho de Torre D. Chama até 24 10 1855. A partir desta data passou a integrar o de Mirandela. Em 1839 figurava na comarca de Bragança. Em 1852 já estava na de Mirandela. Em 1857 passa a ter escola primária, transferida de Vale de Telhas. E, também no princípio desse século, ali se encontravam dois esquadrões para defrontarem as célebres lutas liberais.
Atingiu o número mais elevado de população em 1950 com 723 habitantes. Nos anos 60 tinha 3 mercearias, 2 lojas de fazendas, 1 professora e 17 agricultores/lavradores. No censo de 1991 tinha 318 residentes e, em 2001 eram 298, dos quais 140 pertenciam ao sexo masculino.
Sendo uma povoação à margem da via principal que de Vinhais dá acesso à Bouça e a Mirandela, a sua ruralidade é marcante e as actividades das pessoas têm por base a agricultura e a pecuária, com produção abundante de batatas, azeite, vinho, figos, nozes e cereais, entre outros produtos, a par de alguns rebanhos de gado.
Dos seus equipamentos e património cultural registamos a Casa do Povo, a Associação Cultural com Casa de Cultura, Campo de Futebol, Igreja Matriz grandiosa e granítica, a capela de N.ª Sr.ª da Piedade que fica logo na entrada da povoação. É junto desta capela que, nos tempos de lazer, encontramos muitos locais conversando. O mesmo acontece na Rua Direita, em S. Lourenço bem perto da Igreja, ou junto dos poucos estabelecimentos comerciais. A esta freguesia pertence o Lugar da Ribeirinha, que já foi sede de uma freguesia com o mesmo nome.

In III volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, coordenado por Barroso da Fonte.

1 comentário: