segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Queimadas descontrolam-se e originam focos de incêndio no concelho de Bragança

No fim-de-semana ocorreram diversos alertas para os Bombeiros Voluntários de Bragança para apagarem focos de incêndio provenientes de limpeza de terrenos através de fogo.
Estas queimadas tomaram proporções maiores, e foi necessário alertar os Bombeiros, para auxiliar no combate ao fogo. O 2º Comandante dos soldados da paz, Carlos Martins contou que os focos apesar não de serem preocupantes resultam em perdas para a fauna e flora.

“Estes incêndios são maioritariamente em matos de fácil extinção, e também devido às baixas temperaturas que se fazem sentir depois do pôr-do-sol, alguns acabam por auto extinguir-se. No ponto de vista do combate não são incêndios preocupantes, agora há perdas no que toca à fauna e à flora. Os combustíveis têm disponibilidade para arder, apesar de estar frio, não se regista humidade e principalmente nos combustíveis finos. A geada às 10h00 da manhã já desapareceu, fazendo com ardam com facilidade e os combustíveis arbustivos.”

Destacou que é importante ter atenção na realização das queimadas pois estas deveriam decorrer com as temperaturas mais baixas.

“Costuma-se dizer que o fogo é um bom patrão mas é um criado, se não estiverem reunidas as condições para queimar os sobrantes e o mato, não o devemos fazer. Para realizar a limpeza do terreno só usar o fogo onde temos a certeza que ele vai ficar circunscrito aquilo que nós queremos queimar, principalmente nos dias como os que temos visto, com humidades baixas, não se deve utilizar o fogo. Deverá ser esperado que haja mais humidade, ou então fazer a limpeza através do corte”, alerta o 2º comandante do Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins.

Os alertas ocorreram na Quinta da Seara, Caravela, Baçal, Lanção e Alfaião.

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário