terça-feira, 20 de março de 2018

Egreja de Freixo de Espada à Cinta

Examinando minuciosamente este velho monu­mento christão, vê-se que não foi de uma assentada que elle se construiu, mas sim aos poucos e poucos e demoradamente, como se verifica pela historia da sua fundação, que é simples.
O povo de Freixo de Espada á Cinta requereu em 1842 a D. Affonso IV que lhe desse a terça da sua egreja, para concluir a sua villa, o que o rei lhe concedeu, e que prova que a egreja remonta a mais alta antiguidade ainda, pa­recendo que fora principiada até por D. Diniz.
Depois, com essas mesmas terças continuaram a egreja, que esteve incompleta por muitos annos por o rendimen­to d'ellas não dar para a sua conclusão. Em 1650, estavam ainda por fazer o coro, o púlpito e os remates. N'esse tempo pertenciam já á coroa as terças de todo o reino, pelo que os habitantes de Freixo pediram a D. João IV a terça que lhes pertencia para a conclu­são da egreja. 
O templo tem bellezas architectonicas, de diversos estylos, merecendo especial menção a frontaria, de que damos aqui a gravura, e as duas portas lateraes, que mais adeante reproduzimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário