segunda-feira, 19 de março de 2018

Freixo de Espada à Cinta - pelourinho

Vista geral do pelourinho de Freixo de Espada à Cinta, na Rua de Trás do Castelo, com homens e crianças na escadaria, tendo como pano de fundo a Igreja Matriz. 
Atualmente situado no largo fronteiro ao edifício da Câmara Municipal, (mudado em 1950).
Arquitetura político-administrativa e judicial, manuelina. Pelourinho com estrutura em cantaria de granito, composta por soco de três degraus, o inferior de planta octogonal e os dois superiores de planta quadrada, todos com moldura em quarto de círculo côncavo direto, assenta base, composta por dois módulos, o inferior quadrado e o superior facetado, seccionado por várias molduras verticais e horizontais.

Fuste octogonal de faces alternadamente decoradas por florões quadrifoliados sobrepostos e apresentando-se dividido a meia altura por três anéis, o central muito saliente e igualmente facetado. Capitel de formato paralelepipédico, de faces decoradas, com as armas de Portugal, em escudo de formato clássico, encimado por coroa, as armas de Freixo de Espada à Cinta, um escudo clássico com um castelo de três torres e a representação de um freixo, encimado por ábaco desenvolvido. 
Remate igualmente paralelepipédico com cada uma das faces ornadas por pequena edícula integrando rosto antropomórfico, coroado por motivo fitomórfico e pequena pinha. Na metade inferior do fuste ostenta aro de ferro com argola e, entre o capitel e o remate, quatro ferros de sujeição, dispostos em cruz, de hastes terminadas em motivo zoomórfico e possuindo argolas
Fonte: gisaweb.cm-porto.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário