segunda-feira, 19 de março de 2018

Menos gente mas vontade de manter viva a tradição no fim de mais uma Feira do Folar em Vilarinho de Agrochão

Chegou ao fim mais uma edição da Feira do Folar em Vilarinho de Agrochão. Mesmo com a chuva a dar tréguas, os visitantes vieram em menor quantidade. Ainda assim, a tradição é para manter, apostando no próximo ano numa divulgação maior, tal como refere Manuel Mico, o Presidente de Vilarinho de Agrochão.
“A nível do São Pedro tivemos sorte. Acho que há menos gente, não sei o porquê mas talvez seja o mal da nossa região. A nossa estratégia para a Feira é a mesma todos os anos mas há diminuição de ano para ano. Vamos ter que optar por outra estratégia, reunir e conseguir mais gente. Mas o nosso propósito é continuar, vamos repensar o marketing. Fazer uma aposta forte fora do Distrito, apostando numas divulgação a nível do Turismo de Portugal porque isto faz sentido trazendo pessoas de fora e vai partir por aí. Não estamos descontentes mas estamos cá para dar a volta por cima.” 

Para os 25 expositores presentes no certame, o rei da festa é o folar e admitem que os ingredientes caseiros são o segredo para a confeção do típico folar de carne.

“Aqui vendo folar e licores. Sou produtora de cereja e faço também licores. O segredo para um bom folar são os produtos caseiros: ovos, azeite e carnes do porco que matamos para fazer os enchidos.

Aqui tenho muita qualidade: nozes, figos, folar, pão de centeio e trigo, bolas de azeite, alheiras. Já participo nesta feira desde que começou mas tem vindo menos gente, este ano há menos pessoas que no ano passado.

Participo desde o primeiro ano. Tenho aqui folar, bolas finas, licores, figos, nozes; as pessoas compram destas coisas, especialmente folar, que dizem que gostam do meu, já estão habituadas. O segredo do folar é levar farinha boa, ovos caseiros, boa manteiga e bom azeite, e boa técnica no braço para bater tudo bem batido.

As pessoas procuram o folar, mas nesta zona que é um meio pequeno quase toda a gente faz então quem compra são mesmo as pessoas que vêm de fora.

O bom braço para amassar o folar é que não pode faltar.

Tem corrido bem, vai havendo gente a participar e nós fazemos por divulgar também o artesanato.

Gosto do folar com carne, ainda não sei fazer mas quero aprender um dia.” 


É com menos gente mas com a esperança de manter viva a tradição que termina a 18ª Feira do Folar que aconteceu este fim-de-semana em Vilarinho de Agrochão, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário