sexta-feira, 16 de março de 2018

Os dois museus encerrados em Macedo reabriram hoje portas ao público

Os Museus Municipais Martim Gonçalves e de Arqueologia Coronel Albino Pereira opo reabriram hoje as portas ao público.
Depois de uma semana encerrados por falta de financiamento, Carlos Mendes, Presidente da Associação Terras Quentes, entidade gestora das duas estruturas museológicas, explicou à Onda Livre o que os levou a mudar de ideias.

“No dia 25 de outubro submetemos à Câmara Municipal um pedido de apoio às nossas atividades.

Entretanto o tempo foi correndo, houveram reuniões e o argumento era sempre que a câmara não tem dinheiro. Então, disse ao presidente que a situação é insustentável porque já tinha entregue carta de despedimento de três funcionários da associação que estão afetos ao museu e que aguardaria até terça-feira desta semana para que me desse uma resposta definitiva sobre os apoios que pretendia dar, ou não.

E assim aconteceu. Ontem estivemos reunidos e ficou decidido que a Câmara Municipal não vai financiar nenhuma atividade da Associação Terras Quentes mas vai cumprir  com aquilo que estava acordado com o executivo anterior que é apoiar o funcionamento dos Museus.”

No entanto, o que fica de fora este ano é o apoio às atividades da Associação Terras Quentes, nomeadamente no que respeita às intervenções arqueológicas, para as quais o município costumava atribuir uma quantia de cerca de 20 mil euros anuais.

“Sempre foram apoiadas mas temos que entender a difícil situação financeira que a Câmara está a atravessar. É pena. Pela primeira vez que a Associação não vai fazer intervenções arqueológicas, nem Jornadas da Primavera, assim como não fará as publicações anuais que temos e as atividades que costumamos desenvolver. Vamos tentar  fazer algumas coisa de outra forma, mas sem o apoio da Câmara não vai ser fácil porque a Associação Terras Quentes não tem modo de auto-financiamento. A partir de agora vamos tentar com a ajuda dos sócios, com a ajuda de algum mecenas que nos ajudem a andar para a frente e a retomar as atividades normais que temos de ter todos os anos.”

Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo, responde a isto dizendo vão atribuir um valor de cerca de 48 mil euros para o funcionamento dos museus, que embora seja inferior ao solicitado, assegura que ambos mantenham as portas abertas. Quanto à ajuda para as atividades da Associação Terras Quentes, o presidente espera que possa ser retomada nos próximos anos, acrescenta.

“Perante o orçamento pedido, que era de 71 mil euros, e tendo em conta que os dois museus têm três funcionários, optamos por diminuir a verba solicitada, tal como já aconteceu em anos anteriores.

Nós comprometemos-nos a pagar aos funcionários dos museus, ficando assim assegurado o funcionamento dos mesmos, até porque as despesas de eletricidade e água são com o município. Não vamos fazer investimento direto na Associação Terras Quentes somente por questões financeiras até porque temos todo o interesse que eles mantenham as atividades. Esse apoio irá continuar, mas não este ano por questões  financeiras.”

Esta decisão vai ainda ser levada a reunião de Câmara na próxima quinta-feira.

Para já, os dois Museus estão de portas abertas e podem ser visitados de quarta a domingo na cidade de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário