segunda-feira, 30 de abril de 2018

Assembleia Municipal de Bragança aprova contas de 2017 com "redução da dívida" e de "equilíbrio"

A Assembleia Municipal de Bragança aprovou as contas relativas ao ano de 2017, ano que o município reduziu a dívida em cerca de meio milhão de euros.
O presidente do município, Hernâni Dias, destacou o saldo positivo do relatório e contas do ano passado. “Foram aprovadas as contas de 2017, o plano de actividades e o relatório e contas, que teve um saldo positivo em cerca de um 1 milhão de euros e com uma redução da dívida na ordem dos 540 mil euros. O equilíbrio das contas municipais é uma situação que tem vindo a acontecer no município, com uma margem folgadíssima ao nível da dívida de 8,5 milhões de euros”, referiu.

O relatório e contas de 2017 recebeu um voto contra da CDU e 14 abstenções do PS.

Quanto ao orçamento para 2018, foi também aprovada na última assembleia municipal uma proposta de alteração relacionada com a transferência de verbas que estavam inicialmente previstas para a construção do pavilhão desportivo de Bragança, no bairro da Coxa, já que o projecto não foi aprovado para receber financiamento europeu. O dinheiro será utilizado para o Museu da Língua. “No âmbito do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) tínhamos as verbas alocadas a vários projectos, entretanto houve agora necessidade de transferir o dinheiro de um lado para o outro, do pavilhão da Coxa para o Museu da Língua, sem que isso represente uma perda de verbas para o município”, adiantou.

São cerca de 800 mil euros que vão ser alocados ao Museu da Língua, no entanto o autarca garantiu que o pavilhão desportivo não deixará de ser construído, mas agora a expensas próprias do município.

Na assembleia, o Partido Socialista apresentou ainda uma proposta de recomendação de homenagem a Mário Soares, que acabou por ser rejeitada, o que deixou chocado o líder da bancada parlamentar municipal socialista, Dinis Costa. “O PSD votou contra uma recomendação para que a Câmara Municipal execute aquilo que a própria câmara municipal já se tinha comprometido, de homenagear Mário Soares”, afirmou.

Dinis Costa não percebe a rejeição até porque a Assembleia Municipal tinha já concordado com uma homenagem ao histórico socialista aquando da sua morte. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário