quarta-feira, 30 de maio de 2018

Alfândega da Fé quer ser uma Smart Community

O município de Alfândega da Fé está empenhado em receber a certificação de Smart Community – Comunidade Inteligente, e a semana passada deram mais um passo nesse sentido.
De forma a comemorar o Dia Nacional da Energia, que se assinalou ontem, foram feitas várias ações de sensibilização para a poupança energética, como explica a autarca, Berta Nunes.

“Fizemos uma campanha que incluiu colaboradores do município e jovens, particularmente da pré-primária.

Os colaboradores foram sensibilizados para a importância da poupança de energia com  o alerta para questões como o desligar das luzes, do computador, não utilizar o ar condicionado se não for necessário, ou seja, uma série de medidas que são simples mas que, muitas vezes, as pessoas esquecem e acabam por fazer com que se gaste mais energia.

No caso das crianças, a nossa equipa de educação ambiental trabalhou com elas questões sobre as energias alternativas e as várias formas energéticas que existem para que elas as consigam identificar.

No fundo, o nosso objetivo é trabalhar para temos um município eficiente do ponto de vista energético.”

E além da sensibilização, há outras iniciativas a decorrer com vista a promover um melhor aproveitamento energético naquele concelho, sublinha a autarca.

“Além de se sensibilizar as pessoas para poupar energia, queremos dar-lhes também mais informação para que possam fazer escolhas mais informadas nessa matéria, nomeadamente com um maior investimento em painéis solares para autoconsumo, temos também um projeto, o Netefficity, em que as pessoas que aderirem têm a possibilidade de monitorizar o consumo de energia, comparando-se com os outros utilizadores, através de uma aplicação no telemóvel. Também estamos com uma campanha para substituir as luzes que temos atualmente por LEDs, o que também ajuda a poupar bastante.”

Berta Nunes, que é também vice-presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, avançou ainda que, em breve, será apresentado um projeto para atribuição de uma viatura elétrica a todos os municípios dessa comunidade intermunicipal.

“Essa medida faz parte de um projeto de toda a CIM que será brevemente apresentado.

É um projeto alargado que contempla a aquisição de viaturas eléctricas para todos os municípios e que funcionarão como balcões móveis. 

A CIM também tem estado a trabalhar nestas questões ligadas à energética.”

Alfândega da Fé é um dos municípios que pertencem à rede europeia de autarquias que se comprometem a trabalhar para prevenir o agravamento das alterações climáticas.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário