quinta-feira, 31 de maio de 2018

ANPC alerta para situações de burla relacionadas com a limpeza de terrenos

É um alerta que a Autoridade Nacional da Proteção Civil está fazer chegar às diversas entidades, incluindo autarquias, para precaver eventuais situações de burla relacionadas com a questão da limpeza dos terrenos.
Os primeiros casos aconteceram no distrito de Viana do Castelo, mas há a necessidade de lançar este alerta para que não se alargue a outros locais. São indivíduos que tentam ludibriar as pessoas alegando que têm de pagar multas pelo suposto incumprimento da limpeza dos terrenos.

Agostinho Beça, adjunto do Gabinete de Apoio à presidência do Município de Mirandela, descreve o aviso da ANPC

“O que está a verificar-se em algumas aldeias é que, gente sem escrúpulos, se está a valer destas situações e está a abordar pessoas no mundo rural sobre a necessidade de procederem ao pagamento imediato de supostas coimas por ausência de limpeza de terrenos. 

Convém esclarecer toda a gente que os cidadãos ao serem abordados por estranhos não têm que proceder a qualquer pagamento por não terem limpo os terrenos e muito menos a pessoas que nem conhecem.  
Há o conhecimento de que isto começou a acontecer já em Viana do Castelo, onde até indicavam o NIB dizendo que até ao final desse mesmo dia se não pagassem, o valor duplicaria. 
A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a procurar divulgar esta situação o mais depressa possível, informando os cidadãos que nem os serviços de Proteção Civil nem nenhum Município procede à cobrança de coimas por incumprimento das obrigações legais de limpeza dos terrenos florestais.” 
Entretanto, a ANPC recomenda que qualquer tentativa de abordagem nestes moldes deva ser rapidamente participada às autoridades policiais para poderem agir em conformidade.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário