quarta-feira, 23 de maio de 2018

Bragança é sede da Associação Nacional de Estudantes Brasileiros

Os estudantes brasileiros em Portugal têm uma associação nacional com sede na cidade transmontana de Bragança num espaço com inauguração marcada para quarta-feira, para congregar os núcleos espalhados pelo país e disponibilizar informação.
A Associação dos Estudantes e Pesquisadores Brasileiros em Portugal (ANEBP) é a designação desta nova organização, como indicou à Lusa o presidente, Higor Cequeira, que arranca com representantes de sete instituições de ensino superior portuguesas.

A sede fica no Edifício do Principal, no centro histórico de Bragança, cedido pela Câmara Municipal, e a escolha desta cidade resulta do trabalho que o núcleo de estudantes brasileiros do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem feito nos últimos anos junto da comunidade estudantil do Brasil espalhada por Portugal.

"Foi a partir da Associação dos Estudantes Brasileiros do IPB que observamos essa necessidade", explicou, lembrando que foi esta associação que criou o encontro nacional dos estudantes brasileiros em Portugal, o primeiro dos quais decorreu em Bragança.

No último destes encontros, no Algarve, segundo Higor Cequeira, nasceu a ideia de criar a associação nacional depois de constatarem que "existem núcleos de brasileiros por diversas universidades e que são muitos discrepantes uns dos outros".

"Algumas são bem organizadas, outras não têm organização nenhuma, então percebemos que esses núcleos não se conheciam", observou, explicando que assim nasceu a ideia da associação nacional que "pudesse centralizar as informações".

O presidente deu o exemplo de um aluno brasileiro que queira estudar fora do Brasil e que é obrigada a pesquisar em todas as instituições por não ter uma plataforma oficial onde possa entrar e obter informações básicas de todos os lugares, como por exemplo valor da habitação.

Esta é uma das missões da associação, assim como saber ao certo quantos são os estudantes brasileiros em Portugal, já que, segundo o novo dirigente, é uma informação que não tem e uma necessidade a organização dessa informação.

O presidente entende que "ter uma sede nacional baseada em Bragança, no coração da cidade, bem ali no centro histórico é uma mais-valia muito grande, tanto para a comunidade" estudantil como para a própria cidade.

Para Higor Cequeira será também uma oportunidade de reforçar a interação que já existe como as atividades que a Associação de Estudantes Brasileiros do IPB oferece, nomeadamente aulas de Funk, de Forró, de Capoeira, "tudo gratuito e aberto a toda a comunidade".

Na próxima semana, entre 01 e 03 de junho, os estudantes brasileiros voltam a organizar o festival Brasil, na praça Cavaleiro Ferreira, onde a comunidade local pode experimentar concertos ou comida típica brasileira.

"A cidade recebeu a gente de braços abertos, isso é muito importante para nós", afirmou.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário