sexta-feira, 25 de maio de 2018

“Escola, Multiculturalidade e Expectativas”

No dia 21 de maio, o Serviço Diocesano das Migrações e Minorias Étnicas, em articulação com o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia (Bragança) e o Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros, levou a cabo uma ação de sensibilização intitulada “Escola, Multiculturalidade e Expectativas” que decorreu no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia.
Durante o período da tarde, os alunos dos Cursos de Educação e Formação da escola de Bragança e do Programa Integrado de Educação e Formação de Macedo participaram na palestra proferida pela professora Fátima Castanheira – Diretora do SDMME, tendo apresentado uma perspetiva história acerca dos ciganos na região transmontana, bem como o progresso que se tem verificado nos últimos anos em termos de escolarização.

De seguida, foi constituído um painel onde se apresentaram as perspetivas de uma professora, de uma aluna que frequentou um curso profissional e ingressou no ensino superior, bem como de uma aluna estrangeira sobre a sua integração na sociedade brigantina e no agrupamento em que se encontram.

Deste encontro ficou claro que ainda há um longo caminho a percorrer na integração das minorias, sendo que a escola tem um papel fundamental para que tal aconteça. No entanto, sendo a habitação um direito fundamental, que até agora não tem sido devidamente considerado no que concerne à minoria cigana, é necessário que as câmaras municipais se tornem parceiras no sentido de implementar mecanismos para superar esta problemática.

Os jovens, para além de danças ciganas executadas por alunas do agrupamento Emídio Garcia, assistiram a um momento musical criado pelos alunos do PIEF de Macedo orientados pelo professor Luís Neves.

Texto e fotografias: Secretariado diocesano das Migrações e Minorias étnicas.
Diocese Bragança-Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário