sexta-feira, 18 de maio de 2018

Governo prepara medidas para recompensar interior por serviços de ecossistemas

O governo está desenvolver medidas para recompensar os territórios do interior pelos serviços de ecossistemas, ou seja, pela manutenção da qualidade do ar, água e serviços como a captura de carbono.
Segundo o ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, este é um tema decisivo e que vai já começar a ser implementado no próximo ano como projecto-piloto.

“A medida que está a ser desenvolvida passa pelo estudo de como se valoriza os serviços do ecossistema, o que é que se deve pagar e quanto”, adiantou.

Confrontado com problemas relacionados com os parques naturais, o ministro admitiu que é necessário encontrar forma de cuidar melhor destas paisagens e que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas está “extremamente depauperado em termos de recursos humanos”. “Temos de encontrar estruturas que nos permitam tratar da nossa paisagem. Estamos neste momento a rever a orgânica do ICNF, a organização administrativa precisa de outro tipo de atenção”, referiu.

Pedro Siza Viera admite mesmo que a prevenção e gestão da paisagem é essencial para combater os fogos florestais e que as áreas rurais têm de ser mais bem tratadas. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário