segunda-feira, 28 de maio de 2018

Já se circula na EN 216, mas o rastro da chuva foi mais além

A forte precipitação e trovoada sentidas esta tarde no concelho de Macedo de Cavaleiros provocaram danos em um veículo e inundações em duas casa na aldeia de Chacim, e ainda o desabamento de terras que condicionaram a circulação na Estrada Nacional 216 por mais de duas horas entre a referida aldeia e o alto do Lombo, e ainda na saída para a localidade de Peredo.
O proprietário da viatura, António Fernandes, viu o seu carro ser arrastado pela subida do leito de um ribeiro, o que diz ser culpa da falta de capacidade das estruturas existentes para dar vazão à água em situações como esta.

“A minha viatura infelizmente está neste estado danificado, tem as duas portas do lado esquerdo totalmente destruídas e tem o para-choques estragado.

Além de uma consequência da chuva, esta subida do leito do ribeiro tem também a ver com um problema que já há anos deveria ter sido resolvido. Há umas manilhas a cerca de 500 metros em baixo da ponte que, quando o ribeiro transborda o leito, não dão vazão.

Quanto à responsabilidade com este prejuízo que tenho, se há alguém a quem a devo pedir é à Proteção Civil Municipal, à Câmara. E se disserem que não têm responsabilidades, relembrar-lhes-ei a verdadeira razão do problema.”

Segundo o que o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, João Venceslau, disse à Onda Livre, aquela zona do concelho está mais fragilizada e susceptível a este tipo de situações, devido à falta de estabilização dos solos provocada pelo incêndio de grandes dimensões que ali deflagrou em agosto.

José Génio, Presidente da Junta de Freguesia de Chacim, corrobora afirmando que também a subida do leito do ribeiro é uma das consequências desse incidente.

“A situação agora tornou-se mais complicada devido ao incêndio que houve aqui, pois ao estar tudo sem vegetação, a água arrasta e aumenta de volume. Tudo se tornou mais perigoso que antes.

A Junta de Freguesia vai ajudar a limpar os rastos destes estragos, com a colaboração da Câmara.

Nunca vi, em tão pouco espaço de tempo, cair tanta chuva. Acho que tudo aconteceu em menos de meia hora, foi muito rápido.”

Paulo Silva, da Proteção Civil Municipal, confirma haverem já intervenções previstas para aquela zona do concelho, de forma a que situações como esta possam ser evitadas no futuro.

“Esta linha de água já foi requalificada. A montante estão previstas intervenções que, infelizmente, não chegaram a tempo. Pretendemos requalificá-la novamente, retirando material queimado e estabelecendo taludes para que a água do leito não saia, assim como a fixação de algumas sementeiras junto ao leito do rio.”

A Proteção Civil Municipal vai agora avaliar os prejuízos deixados pela intempérie e proceder à limpeza das ruas afetadas na aldeia de Chacim.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário