quarta-feira, 30 de maio de 2018

Mirandela acolheu III Seminário de Intercâmbio de Experiências no âmbito da educação do Eixo Atlântico

Mirandela está a colocar-se no mapa e na linha da frente ao estar politicamente a participar de forma mais activa no Eixo Atlântico.
Quem o diz é Xoán Marquéz Mao, o secretário-geral desta entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça. Foi sob esta perspectiva que o terceiro seminário de intercâmbio de experiências no âmbito da educação aconteceu aqui. Esta reunião tem acolhido a partilha de experiências transfronteiriças que continua a ser uma forte aposta dos municípios do eixo atlântico, que envolve 34 vilas e cidades dos dois lados da fronteira. 

O secretário-geral falou ainda da aposta no interior como uma necessidade fulcral e disse que é preciso que se crie uma preparação para a mudança e para novos fundos na área da investigação, da inovação e do ambiente. "Esta é uma das zonas mais ricas em matéria ambiental e por precisa de apoio para manter essa qualidade. O trabalho que faz o eixo é de alguma forma um trabalho de aproximação mas as câmaras também têm que preparar-se e abrir a mente, saber que há fundos para outras áreas que não as tradicionais e preparar assim as suas estruturas para captar os seus fundos", explicou.

Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Júlia Rodrigues diz que esta é uma parceria estratégica sob a perspectiva dos planos políticos que quer implementar no concelho e que é uma forma de melhorar os serviços de cultura e educação. "O facto de nós termos boa qualidade de ensino, podermos fixar jovens e a nossa prioridade absoluta ser o emprego, obriga-nos a ter bons índices de sucesso escolar, boas instalações escolares e espaços culturais para que as nossas crianças possam usufruir das mesmas condições que os jovens do litoral", disse a autarca.

Diretor da Agência Erasmus Mais Juventude em Acção, Luís Alves, diz que os munícipios são cada vez mais espaços importantes para o desenvolvimento de políticas de juventude e que têm assim recorrido a este programa de forma mais activa. "Hoje as câmaras municipais recorrem já a este programa para o desenvolvimento das suas iniciativas, como intercâmbios de jovens, acolhimento e envio de voluntários para outros países, mas também o diálogo estruturado que procura envolver os jovens nas tomadas de decisão do seu munícipio", explicou Luís Alves.

No dia 15 de junho Mirandela recebe ainda a comissão executiva do Eixo Atlântico.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário