segunda-feira, 28 de maio de 2018

“Populações e autarquias não têm condições para fazer cumprir a lei da limpeza”

As populações e as autarquias não têm condições nem meios para fazer cumprir a lei da limpeza das matas.
Quem o diz é o presidente da direção da Associação de Bombeiros Voluntários de Mirandela. Marcelo Lago diz mesmo que esta pressa imposta pelo Governo não é a solução, mas antes um problema.

“Para mim isto só veio agravar a situações. São casos pontuais de limpeza das faixas que obrigam, por vezes, pessoas com poucas posses a fazê-las. Resultado: ou não fazem por não terem dinheiro ou por não encontrar pessoas disponíveis para as fazerem.

As autarquias não têm estrutura para dar resposta a estas situações. No caso concreto do concelho de Mirandela, não há meios para fazer essa limpeza.

Marcelo Lago entende que a aposta devia ser focada na formação e na contratação de pessoal a tempo inteiro nas associações de bombeiros.

“É necessário apostar na formação e no pessoal contratado a tempo inteiro nas associações. Ao contrário do que é defendido pela Liga dos Bombeiros, eu acho que os sapadores florestais devem estar no quartel de Bombeiros pois podem limpar na primavera e apagar fogos no verão.

“Tem-se gasto muito dinheiro em equipamentos para os Gips e a GNR, e não há um cêntimo para comprar viaturas para os bombeiros e fixar pessoal nos quartéis. “

Declarações avançadas, à margem das comemorações dos 135 anos da Associação dos bombeiros de Mirandela, na passada sexta-feira.

INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM)

Sem comentários:

Enviar um comentário